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Como solicitar um Token (Certificado Digital)

Introdução

A solicitação de Token no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) somente pode ser realizado por servidores ativos (efetivos, comissionados, cedidos). Antes de iniciar a solicitação do Certificado Digital, é necessário garantir que o e-mail institucional e pessoal cadastrados no SouGov estejam atualizados. Essa informação é crucial, pois as credenciais e comunicações relacionadas ao certificado serão enviadas para ambos os e-mails, conforme os pré-requisitos mencionados acima.

Importante!

Não é necessária a formalização da solicitação via memorando. Para solicitar o seu Certificado Digital e o respectivo Token basta seguir as instruções abaixo.

Solicitando o Certificado Digital

Para solicitar um Token, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o SouGov pelo aplicativo mobile ou web, vá até a área de Solicitações e clique em Outras Opções.

    Token Solicitação

  2. Selecione Certificado Digital e clique em Solicitar.

    Token Solicitação Token Solicitação

  3. Verifique as informações exibidas. Certifique-se de que os nomes dos ocupantes dos cargos apresentados estão corretos. Se estiverem, clique em Avançar.

    Token Solicitação Token Solicitação

    Importante!

    Caso haja divergências, cancele a solicitação e entre em contato com sua Unidade de Gestão de Pessoas para atualização cadastral.

  4. Escolha o Tipo de Certificado Digital:

    Token Solicitação

    • A3_TOKEN: Certificado digital com token físico fornecido pelo Serpro;

    • A3: Certificado digital sem token, para quem já possui um.

    Importante!

    Embora o SouGov ofereça a opção de Certificado Digital SerproID (Token em nuvem), esse modelo ainda não está disponível no contrato da Anac. Por essa razão, solicitações de utilização do SerproID serão indeferidas pelo gestor de contrato. Portanto, ao escolher o tipo de certificado, selecione as opções A3_Token ou A3.

  5. Revise todas as informações da sua solicitação. Caso estejam corretas, clique em Solicitar.

    Token Solicitação Token Solicitação

  6. Aguarde. A sua solicitação será avaliada pelo gestor do contrato. Se aprovada, você receberá uma parte das credenciais necessárias em seu e-mail institucional e outra parte em seu e-mail particular. Nesse último, você receberá uma mensagem adicional, pedindo que dê ciência no SouGov de que sua solicitação foi atendida. Você ainda pode acompanhar o status da sua solicitação acessando o SouGov e clicando em Solicitações.

  7. Recebimento do Token: Depois de aprovado o pedido de certificado, o token físico (A3_TOKEN) deverá ser retirado pessoalmente na Superintendência de Tecnologia e Transformação Digital (STD), localizada no Ed. Sede, 1º andar.

  8. Configuração do PIN: Quando for retirar o Token na STD, será solicitado que você configure um PIN (Personal Identification Number). Este PIN é uma senha pessoal que será necessária toda vez que você utilizar o Certificado Digital armazenado no token. É recomendável que o PIN contenha uma combinação de letras e números para aumentar a segurança.

    Importante!

    Ao retirar o token na STD, ele ainda não estará pronto para uso. Pois seu certificado ainda não foi instalado nele. Para fazer essa instalação, você pode executar por conta própria o procedimento abaixo, ou então, abrir um chamado no Portal de Serviços (Dica: digite ‘token’ no campo de pesquisa do Portal de Serviços para localizar o serviço correto).

Modelos de certificado digital disponíveis

O contrato da Anac permite duas formas de solicitar o Certificado digital:

  1. Certificado + Token físico (A3_TOKEN): Fornecido pelo Serpro, é necessário para quem utiliza certificação A3 e ainda não possui um token físico.

  2. Apenas Certificado (A3): É fornecido o certificado digital A3 para ser instalado em um token preexistente (por exemplo, fornecido pela empresa Soluti). Ou seja, para quem já possui o Token da Soluti, é possível solicitar apenas o certificado modelo A3. Para realizar essa instalação, é necessário que o usuário conheça o PIN (senha) original do token. Caso o PIN seja esquecido, será necessário abrir um chamado no Portal de Serviços para redefini-lo ou solicitar um Token já no modelo novo (A3_TOKEN).