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Plataforma de telefonia VoIP

Introdução

A nova solução de telefonia VoIP da ANAC reflete a mudança no modelo de trabalho da Agência, com a implementação do Pacto ANAC+, segundo o qual a telefonia deve ser uma ferramenta com foco na comunicação externa, enquanto o Microsoft Teams continua sendo o nosso principal canal para a comunicação de voz interna.

Dessa forma, a partir de um levantamento junto às diversas áreas da Agência, foram selecionados apenas os ramais onde se identificou a necessidade de comunicação externa. Esses ramais foram migrados para a nova plataforma de telefonia e os demais, desativados.

Modelos de aparelhos

Existem dois modelos de aparelhos VoIP na nova solução:

  • Avaya K155
  • Avaya J139

O primeiro, mais avançado, é destinado Diretores, Superintendentes, Secretárias e Gerentes executivos. Já o segundo, mais simples, é destinado aos demais usuários.

Além disso, há a possibilidade de configurar o ramal utilizando um aplicativo do tipo softphone, disponível para as plataformas Windows, Android e iOS. Com esse aplicativo, seu ramal passa a funcionar até mesmo fora das dependências da ANAC.

Utilização do Avaya K155

Caso seu aparelho seja um Avaya K155, você precisará logar-se utilizando seu e-mail da ANAC no formato nome.sobrenome@anac.gov.br, com sua respectiva senha de rede. Depois disso, o aparelho estará disponível para uso. Para mais informações, clique no link abaixo:

Utilização do Avaya J139

Caso seu aparelho seja um Avaya J139, existe um passo adicional para ativação do ramal: estando dentro da rede da ANAC, você deverá seguir o procedimento para Alterar a senha inicial do Avaya J139. Depois disso, você poderá fazer logon no aparelho com a senha recém definida e então utilizar o aparelho normalmente, conforme mostrado no procedimento abaixo:

Utilização do softphone Avaya Workplace

Se o seu ramal foi configurado para ser de uso exclusivo seu (ou seja, não é de uso compartilhado com o restante do seu setor), você poderá configurá-lo em aplicativo do tipo softphone, com praticamente as mesmas funcionalidades de um aparelho físico. Para isso, basta seguir estes passos:

Smartphones ou Tablets

  1. Instale o aplicativo Avaya Workplace conforme o tipo do seu aparelho:

  2. Android: baixe o Avaya Workplace na Play Store

  3. iPhones e iPads: baixe o Avaya Workplace na App Store

  4. Após instalado, abra o aplicativo Avaya Workplace. Na primeira execução, conceda todas as permissões que o aplicativo solicitar e aceite os termos da Licença de Uso.

  5. IMPORTANTE!!! Se estiver conectado ao Wi-Fi da ANAC, desconecte-se agora, ficando apenas no 3G/4G.

  6. Selecione Configurar minha conta e, na tela a seguir, clique no ícone em formato de engrenagem. Selecione a opção Usar URL da Web.

  7. Na página seguinte, insira no campo URL o endereço https://voip-aads.anac.gov.br/acs/resources/configurations e toque em Avançar.

  8. A seguir, no campo Nome de Usuário insira seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e sua senha de rede e clique em Avançar.

Pronto! o aplicativo está configurado. Se estiver nas dependências da ANAC, pode reconectar o Wi-Fi agora.

Computadores e notebooks na rede da ANAC

Para computadores ou notebooks com sistema Windows, ligados à rede da ANAC:

  1. Abra a Central de Software, procurar pelo aplicativo Avaya Workplace e instale-o.

  2. Abra o Avaya Workplace e, na primeira execução, clique em Configure my account.

  3. Digite seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e clique em Next

  4. Digite novamente seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e sua senha de rede e clique em Avançar.

  5. Aguarde concluir a instalação.

  6. (Opcional) No alto da janela do Workplace, clique em Top of Mind e no bloco Next meetings clique em Hide. Isso deixará a interface do aplicativo mais limpa.

Pronto! o aplicativo está configurado.

Perguntas frequentes

Quais Unidades da ANAC são atendidas pela telefonia VoIP?

Além das quatro unidades que já contam com telefonia VoIP (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos), passam a compor a nova estrutura VoIP também as unidades de Recife, Curitiba e Porto Alegre. Todos os demais NURACs também terão os ramais substituídos, que continuarão operando como da forma anterior.

Todos os ramais antigos foram migrados?

Em conformidade com as diretrizes da diretoria para adequar o projeto à realidade do Pacto ANAC+, um levantamento foi realizado junto às unidades, com um conjunto reduzido de ramais a serem migrados, abrangendo principalmente chefias, secretários e ramais para uso compartilhado por área (diretoria, assessoria, superintendência ou gerência). Todos os ramais não migrados foram desativados.

Houve mudança no meu número de ramal?

Não, todos os ramais migrados mantiveram o número. Além disso, o uso de PIN number (agora chamado de Authorization Code) para autorizar ligações externas também continua e o código a ser digitado é o mesmo da solução anterior.

As facilidades da solução antiga continuam a existir?

Sim, todas as funcionalidades e facilidades antigas continuam a existir. Há funcionalidades que foram migradas exatamente da forma como funcionavam antigamente e outras que sofreram pequenas alterações.

Quais funcionalidades sofreram alteração na operação?

Pequenas alterações ocorreram no procedimento de ligação para os ramais internos. Para discar para outras unidades/cidades, basta inserir antes o DDD da cidade de destino (exemplo: 21-5914 para discar para um ramal no Rio de Janeiro; ou 61-4957 para um ramal em Brasília).

A forma de inserir o PIN NUMBER é ligeiramente diferente também. Ao invés de uma indicação visual na tela do aparelho, é usado apenas um sinal sonoro antes de completar a ligação, indicando que é hora de inserir seu código.

Já outras funcionalidades não sofreram alteração na operação. Por exemplo, para discar para um ramal da sua própria unidade/cidade, basta usar os mesmos quatro dígitos de antes (exemplo: 4957 ou 5914); discar 0 para efetuar ligação externa; funcionalidades de transferir, unir e suspender ligações; e as categorias de chamadas autorizadas para cada usuário, tudo continua igual.

Apesar de todas as funcionalidades existirem na nova solução, as configurações antigas de grupo de captura e botões de discagem rápida não foram migradas da solução anterior, visto que muitos dos ramais inseridos nos grupos de captura ou nos botões de discagem rápida atuais deixaram de existir. Cada usuário ou setor deverá abrir chamado no Portal de Serviços solicitando a criação de novos grupos de captura, conforme for detectada a necessidade.

Os aparelhos antigos continuam a funcionar?

Não, todos os ramais migrados receberam novos aparelhos, compatíveis com a nova solução. Os aparelhos antigos estão fora de garantia e funcionavam apenas com a solução antiga. Por isso, passarão por processo de recolhimento e de desfazimento que será coordenado pela Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Os ramais configurados para o Skype for Business continuam a funcionar? Como ficam os ramais utilizados de forma remota?

A integração do Skype com a plataforma de telefonia deixou de existir. Em substituição, temos a opção de configurar o ramal do usuário que tiver migrado para a solução nova em um aplicativo do tipo softphone. Além do aparelho físico, o usuário pode ter seu ramal funcionando em mais três dispositivos (um computador com Windows, um tablet com iOS e um smartphone com Android, por exemplo). O softphone tem os mesmos recursos dos aparelhos físicos. Feita essa configuração inicial, é possível utilizar o softphone tanto na rede interna da ANAC quanto externamente pela internet.