Ir para o conteúdo

Conhecendo o Microsoft Teams

Introdução

Início

Equipes em todo o mundo estão migrando para o trabalho remoto e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está disponibilizando mais uma ferramenta com o objetivo de manter as equipes conectadas enquanto trabalham separadas. O Microsoft Teams já está disponível para todos os usuários da ANAC.

O Teams é uma plataforma completa de comunicação e colaboração, contando com uma diversidade de módulos e recursos, oferecendo chats, reuniões, chamadas de áudio e vídeo e colaboração, tudo em um só lugar. Ele é o sucessor do Skype for Business, que ainda continua em uso na ANAC, mas que no futuro será descontinuado.

Fique ligado

  • Inicialmente, está sendo disponibilizado somente um subconjunto das funcionalidades da ferramenta. Mas, ao longo do tempo, novos recursos serão liberados, tornando-a ainda mais útil.

  • Dentre os recursos que você já pode utilizar, estão: Chat Ícone chat entre usuários e entre equipes, Reuniões por áudio Ícone chamada de voz e vídeo Ícone chamada de vídeo (somente imediatas, sem agendamento), compartilhamento de arquivos Ícone arquivos (somente para quem tem acesso ao OneDrive). Ainda não estão disponíveis: integração com correio eletrônico, edição compartilhada de arquivos, marcação antecipada de reunião, dentre outros.

  • É possível que os materiais educativos apresentados aqui façam menção a algum dos recursos ainda não disponibilizados. Nesse caso, pedimos um pouco de paciência. Em breve você poderá utilizá-los.

Abaixo estão listados vários tutoriais, vídeos e outros recursos de aprendizagem para você se familiarizar com Teams.

Solicitando acesso ao Teams

Por ser um serviço em nuvem, antes de usar o Teams você precisa conhecer e aceitar seus Termos de Uso. Isso é feito com a abertura de um chamado no Portal de Serviços, seguindo o caminho TI - Tecnologia da Informação > Software, Aplicativo e Serviços em nuvem > Solicitar acesso aos serviços em nuvem do Office 365.

Na página de abertura do chamado, você deve ler atentamente os Termos de Uso, em especial a seção que fala sobre os riscos. Ao final do texto, deve marcar a caixa indicando que leu e que concorda com os Termos de Uso.

Depois, preencha o restante do chamado, informando que deseja ter acesso ao Microsoft Teams e clicando em Concluir.

Agora, você deve aguardar até receber por e-mail a notificação informando que o acesso foi concedido. Só então você poderá prosseguir com a instalação e configuração do Teams, conforme mostrado no Guia rápido do Teams.

Importante!

  1. Devido à necessidade de ciência e aceite dos Termos de Uso, cada usuário deve abrir seu próprio chamado para acesso ao Teams. Chamados feitos por terceiros, como secretárias ou assessores, ou chamados com solicitações em lote serão devolvidos pela equipe de suporte.

  2. Depois que a equipe de suporte concede o acesso, pode levar algum tempo até essa informação ser replicada para o serviço de nuvem da Microsoft, onde fica hospedado o Teams. Esse tempo varia de 1 até 24 horas. Por isso, se mesmo após a execução do chamado, você não consegue acesso ao Teams, aguarde um pouco mais e tente novamente. Se após 24h a situação permanecer, entre em contato com o suporte técnico.

Guia rápido do Microsoft Teams

Teams Início rápido

Manual do usuário do Microsoft Teams

Teams Manual do usuário

Videoconferências usando o Microsoft Teams

Teams Videoconferências

Treinamentos em vídeo do Microsoft Teams

Teams Treinamentos em vídeo

Casos de uso para o Microsoft Teams

Teams Casos de uso

Dicas para um trabalho remoto eficaz

Teams Dicas para trabalho eficaz

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre o Microsoft Teams e o Skype for Business?

O Teams é o sucessor do Skype, incorporando todas as suas funcionalidades e adicionando muitas outras. Além de chat, ligação por áudio e vídeo, reuniões e compartilhamento de tela, o Teams adiciona recursos como trabalho por equipe, agrupamento dos assuntos das conversas em canais, edição simultânea de documentos, integração com o Planner, com OneDrive e com Calendário. Outra diferença é que o Teams funciona exclusivamente na nuvem, enquanto que, na ANAC, o Skype é hospedado internamente.

Como faço para ter acesso ao Teams?

O Teams já está liberado para todos os usuários da ANAC, mas antes de usá-lo você precisa abrir um chamado no Portal de Serviços. Basta você seguir as instruções contidas no início desta página.

Como faço para instalar o Teams?

Primeiro, você precisa verificar se seu computador já possui o Teams, pois ele pode ter sido instalado junto com o Office. Para fazer essa verificação, abra o menu Iniciar Ícone Iniciar e digite Teams. Se o ícone do aplicativo não aparecer, então é necessário instalá-lo.

Para proceder à instalação, basta seguir os passos mostrados no guia rápido. Se mesmo assim, você não conseguir efetuar a instalação (por exemplo, por não ter permissão de Administrador no computador), verifique a resposta abaixo.

Não sou administrador do computador. Como faço para instalar o Teams?

Primeiro verifique se, por acaso, o Teams já está instalado em seu computador, conforme orientações na resposta anterior. Caso não esteja, você tem as seguintes opções:

  1. Abrir a Central de Software do Windows e verificar se o Teams está disponível para instalação ali. Se estiver, basta instalar. Para utilizar esta opção, você precisará estar fisicamente na rede da ANAC ou então conectado a ela através da VPN;

  2. Abrir um chamado no Portal de Serviços, solicitando a instalação do aplicativo Microsoft Teams; ou

  3. Se nenhuma das opções acima for possível, você pode usar a versão web do Teams, que possui exatamente as mesmas funcionalidades do aplicativo desktop.

Por que não consigo agendar uma reunião diretamente no Teams?

Inicialmente, apenas alguns recursos do Teams estão sendo disponibilizados aos usuários da ANAC. Por enquanto, o agendamento de reuniões ainda não é possível. Mas você pode iniciar uma reunião a qualquer momento, iniciando-a de imediato e chamando todos os convidados.

Posso usar o Teams para trocar mensagens com usuários do Skype for Business ou vice-versa?

Não. O Teams e o Skype são plataformas independentes.

É possível importar meus contatos do Skype para o Teams?

Não. Você precisará recriar suas lista de contatos, adicionando cada contato manualmente.

Como faço para compartilhar arquivos com um convidado externo?

Para poder compartilhar arquivos de uma equipe com um convidado externo, são necessários alguns passos adicionais. Siga esses passos e seu convidado terá acesso aos arquivos.