Ir para o conteúdo

OneDrive - Configurando e sincronizando arquivos da ANAC através do armazenamento na nuvem

Introdução

Com o advento do trabalho remoto, surge também a necessidade de se ter acesso aos arquivos que, normalmente, ficam armazenados nos computadores corporativos da ANAC. Esse acesso pode ser feito de forma segura através do recurso OneDrive, integrante do pacote Office 365.

Em linhas gerais, o uso do OneDrive envolve os seguintes passos:

  1. Solicitar acesso ao serviço OneDrive
  2. Configurar o OneDrive no computador da ANAC
  3. Mover para a pasta OneDrive os arquivos que deseja acessar em casa
  4. Configurar o OneDrive no computador de casa
  5. Aguardar a sincronização dos arquivos o computador de casa

Esses passos serão detalhados a seguir.

Solicitando acesso ao OneDrive

  1. Acesse o Portal de Serviços da ANAC e efetue logon, usando suas credenciais da ANAC, no formato nome.sobrenome.

  2. Após se autenticar no Portal, localize o serviço em TI - Tecnologia da Informação > Software, Aplicativo e Serviços em nuvem > Solicitar acesso ao OneDrive.

  3. Na página de abertura do chamado, leia com cuidado os Termos de Uso dos Serviços em Nuvem. Ao final do texto, marque a opção indicando que está ciente e que concorda com os Termos.

  4. Preencha o campo Descrição, indique no campo adequado o nome de seu chefe ou do responsável pela aprovação e conclua a solicitação.

Importante

A pessoa indicada receberá um e-mail com as instruções para aprovar seu pedido. Somente após a autorização é que a equipe de suporte poderá conceder o acesso. Após a execução da solicitação, você receberá por e-mail uma notificação, informando que o acesso foi concedido.

Configurando o OneDrive no computador da ANAC

O OneDrive faz parte do pacote Office, então é preciso que o Office esteja instalado e ativado, para que o OneDrive funcione. Nos computadores da ANAC isso já vem pronto por padrão. Mas se, por acaso, isso não ocorrer no seu computador, você mesmo pode abrir a Central de Software e instalá-lo.

Com o Office instalado, o OneDrive fica disponível na lista de pastas do Explorador de Arquivos do Windows. Mas, inicialmente, ele ainda não está configurado. Você deve fazer o seguinte:

  1. Abra o Menu Iniciar e digite OneDrive. Uma vez localizado, abra-o.

  2. Se for a primeira vez que você abre o OneDrive, ele solicitará as informações de conta. Nesse caso, utilize seu e-mail e senha da ANAC para efetuar logon no serviço.

  3. Siga o restante do assistente de configuração até o final.

A partir desse momento, o OneDrive está pronto para uso.

Adicionando os arquivos ao OneDrive

Com o OneDrive já configurado, agora você deve mover para a pasta dele todos os arquivos que deseja acessar remotamente:

  1. Abra o Explorador de Arquivos do Windows e, na coluna da esquerda, localize a pasta OneDrive - ANAC.

  2. Abra outra janela do Explorador de Arquivos e localize as pastas locais onde estão atualmente os seus arquivos.

  3. Mova os arquivos das pastas locais para a pasta do OneDrive.

  4. Aguarde os arquivos serem sincronizados para a nuvem do serviço OneDrive.

Dicas

  1. Note que estamos falando em mover e não copiar arquivos. Isso é necessário para evitar duplicidade de arquivos e também diferentes versões de um mesmo arquivo.

  2. Para verificar se o OneDrive está de fato sincronizando os arquivos, basta procurar na Área de Notificação no canto inferior direto da tela, o ícone do OneDrive e clicar nele.

Configurando o OneDrive no computador de casa

  1. Para acessar os arquivos a partir de seu computador doméstico, você deve primeiro instalar o Microsoft Office licenciado pela ANAC. Basta acessar o Portal do Office, logar-se com o e-mail e senha da ANAC e baixar o instalador, disponível através do botão Instalar o Office e seguir as instruções. Após a instalação, ative o Office usando seu e-mail e senha da ANAC. Se desejar, você pode acompanhar o tutorial detalhado sobre o processo de instalação do Office.

  2. Com o Office instalado e ativado, você já pode usar o OneDrive. Abra o Menu Iniciar e digite OneDrive. Uma vez localizado, abra-o.

  3. Novamente será solicitado seu e-mail e senha da ANAC. A partir desse momento, todos os arquivos existentes na pasta do OneDrive na nuvem serão sincronizados para seu computador doméstico automaticamente.

Dicas

  1. Se você mantiver um arquivo aberto no trabalho e tentar editá-lo a partir de casa, haverá um conflito, não permitindo salvar novas modificações ou então criando novas versões desnecessariamente. Por isso, evite deixar documentos do office abertos em computador quando houver possibilidade de ter que abri-los em outro.

  2. A cada vez que sua senha de rede for alterada, a sincronização vai parar de funcionar. Será necessário inserir a nova senha na interface de configuração do OneDrive.