Ir para o conteúdo

Atualizando seu computador doméstico para o Windows 10

Introdução

Introdução

Com o deslocamento da grande maioria dos usuários da ANAC para o trabalho remoto, em função da pandemia, a STI disponibilizou uma série de serviços que visam ampliar a produtividade no escritório doméstico ou mesmo habilitar o uso de recursos que, em situações normais, só estariam disponíveis dentro da rede física da ANAC.

Um desses recursos é a VPN (Rede Privada Virtual), que estabelece uma conexão segura entre o computador remoto e a rede da ANAC. Num primeiro momento, dada a urgência em disponibilizar o serviço ao máximo de usuários, a instalação da VPN foi permitida de um modo mais abrangente. No entanto, agora se faz necessário reforçar a segurança do serviço. Um dos aspectos críticos dessa estrutura de segurança é justamente o computador doméstico do usuário. Ele precisa estar atualizado e ter determinados recursos de segurança, para que não comprometa a segurança de todo o restante da rede, caso seja alvo de uma invasão ou infecção por código malicioso.

Assim, a STI está habilitando no cliente da VPN verificações que validam se o computador remoto está em conformidade com alguns requisitos mínimos de segurança. Em especial, está sendo verificado:

  • Se o computador está executando um Sistema Operacional atualizado (preferencialmente, o Windows 10); e
  • Se o computador tem instalado um antivírus.

Verificações iniciais indicam que ainda há muitos usuários que não atendem a esses requisitos e poderão, eventualmente, ficar sem acesso à VPN. Para resolver esse problema, a STI traz aqui um tutorial que permitirá que cada usuário possa atualizar seu computador pessoal do Windows 7 para o Windows 10 mais recente, de forma totalmente gratuita e legalizada. A atualização do Windows 8 para o Windows 10 também é possível, com pequenos ajustes nos procedimentos.

O novo Windows 10 já trará embutido seu próprio antivírus, caso o usuário não queira instalar um programa específico, em separado. Mas, se preferir ter outro antivírus, ao final também será mostrado como fazer a instalação de alguns antivírus externos gratuitos.

Como o contrato de suporte técnico da ANAC não permite a atuação do time de suporte diretamente em máquinas particulares, os procedimentos aqui apresentados precisam ser executados pelo próprio usuário.

Atenção

A STI não assume responsabilidade sobre a perda de informações, arquivos, programas ou configurações em função da execução dos procedimentos aqui apresentados, independentemente de terem sido eles seguidos corretamente ou não. Todos os cuidados foram tomados na elaboração deste procedimento, mas, em última instância, cabe ao usuário a avaliação se está apto ou não a executá-lo com segurança.

Feitas essas observações, prepare-se para iniciar o upgrade de seu computador!

Verifique os requisitos

Antes de iniciar a atualização do seu computador ou notebook doméstico, você precisará garantir que ele atende a alguns requisitos. Verifique atentamente cada um dos itens abaixo. Caso algum item não seja atendido, clique no link correspondente, para saber como resolvê-lo.

  1. Acesso à Internet: Recomenda-se uma conexão de boa qualidade, com velocidade de pelo menos 10 Mbps e do tipo fixa (fibra, cabo ou rádio). Conexões mais lentas tornarão o download dos arquivos de instalação muito demorado. Também não é recomendado o uso de internet através de rede celular, uma vez que o volume de dados a serem baixados é muito grande e poderá exceder o limite do seu plano de dados móveis contratado.

  2. Espaço em disco: Pelo menos 16 GB para sistema de 32 bits ou 20 GB para sistema de 64 bits de espaço disponível na unidade C: de seu computador. Você pode verificar quanto espaço seu computador tem e também executar procedimento de limpeza do disco, para liberar mais espaço, caso necessário.

  3. Requisitos de hardware: Para rodar o Windows 10, seu computador precisa ter uma configuração adequada. Caso você não saiba qual a configuração de hardware dele, você pode verificar se seu computador atende aos requisitos de hardware. A Microsoft lista em seu site de suporte os requisitos mínimos para instalação do Windows 10, conforme mostrado abaixo. No entanto, para obter um desempenho satisfatório, é melhor atender às configurações recomendadas:

    • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou um processador mais rápido (recomendado processador de pelo menos 4 núcleos e 2GHz ou mais de velocidade);
    • Memória RAM: 1GB para 32bits ou 2GB para 64bits (recomendado 4GB ou mais);
    • Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0 (atendido por praticamente todos os computadores e notebooks lançados de 10 anos para cá;
    • Monitor de vídeo: resolução de 800x600 (recomendado monitor com resolução de 1024x768 ou superior)
  4. Sistema Operacional pré-existente: seu computador precisará ter instalada uma versão legalizada do Windows 7 com Service Pack 1 ou então Windows 8 com o update 8.1. Saiba como verificar se seu computador atende a esses requisitos. Caso seu sistema seja o WIndows 7, mas não tenha o Service Pack 1 instalado, não se preocupe: você pode instalar o Service Pack 1 seguindo estas instruções.

Faça backup dos seus dados

O procedimento de atualização do Windows, mostrado aqui, não envolve a formatação do disco e preserva todos os arquivos do usuário e programas instalados. No entanto, por se tratar de uma operação complexa, sempre há o risco de haver complicações e consequente perda de dados. Por isso, é altamente recomendado que, antes de iniciar a atualização, seja feito backup dos arquivos importantes, tais como Documentos, Imagens, Videos, Músicas, Declarações do IRPF, entre outros. Para isso, você vai precisar de uma unidade externa de armazenamento, tal como um pen drive, HD externo ou um serviço de armazenamento em nuvem, a depender do volume de dados existente.

Se você não sabe como fazer isso, preparamos um breve roteiro de como efetuar o backup dos arquivos pessoais em seu computador.

(Opcional) Faça limpeza de conteúdo do disco

Como mostrado acima, na seção de requisitos, você precisará ter entre 16 e 20 GB de espaço livre na unidade C: de seu computador. Caso seu computador não disponha desse espaço, você pode eliminar arquivos temporários, desinstalar jogos ou programas pouco utilizados e mover grandes arquivos (como vídeos e músicas) para um local externo temporário.

Se você não sabe como fazer isso, preparamos um breve roteiro mostrando alguns procedimentos de limpeza do disco, para obter mais espaço livre.

Atualize para o Windows 10

Feitos os preparativos, você já pode, enfim, partir para a atualização. Mas antes, tenha em mente que o processo de atualização é bastante demorado, podendo se estender por várias horas. Então atente para as seguintes dicas:

Dicas

  • Caso seu computador seja um notebook, mantenha-o ligado na rede elétrica durante todo o procedimento, para evitar que ele desligue abruptamente no meio da instalação.

  • Reserve bastante tempo e certifique-se que não precisará utilizar o computador durante a instalação para algo importante, como participar de uma reunião, por exemplo. Uma boa sugestão é fazer instalação após o expediente ou durante o final de semana.

  • Em determinado momento da instalação, o computador reinicirá e você não poderá mais visualizar esta página através dele. Que tal se precaver quanto a isso? Basta usar um smartphone ou tablet para ler o QRcode abaixo e abrir nele este tutorial. Assim será muito fácil continuar acompanhando todos os passos, até o final.

QRcode

Agora, finalmente, é hora de iniciar a atualização de seu computador para o Windows 10:

  1. Em seu navegador Internet preferido, abra a página de Download do Windows 10.

  2. Clique no link Baixar a ferramenta agora. Isso irá baixar um pequeno programa chamado Ferramenta para Criação de Mídia, que posteriormente será responsável por baixar os arquivos completos de atualização do Windows. Download do Windows 10

  3. Quando finalizar o download, clique no arquivo baixado para executá-lo. Instalação do Windows 10

  4. Será iniciado o Assistente de Instalação do Windows 10. Todos os passos são bastante intuitivos. De modo geral, você precisará clicar am alguns botões e, no restante do tempo, apenas aguardar o progresso da instalação. A seguir são mostradas as telas mais importantes do processo, bem como alguns pontos de atenção e soluções para possíveis erros. Instalação do Windows 10

  5. Aceite os termos da Licença de Uso da ferramenta de atualização. Instalação do Windows 10

  6. Escolha Atualizar este computador agora e então clique em Avançar. A partir desse momento, os arquivos de instalação, propriamente ditos, começarão ser baixados da internet. Dependendo da velocidade de sua conexão, esse passo pode demorar de 5 minutaos a até uma hora. Instalação do Windows 10 Instalação do Windows 10 Instalação do Windows 10 Instalação do Windows 10

    Atenção

    • Durante o processo de atualização, há um passo chamado Obtendo atualizações em que o assistente busca na Internet atualizações para o computador, além da instalação principal do Windows. Dependendo de alguns fatores, esse passo pode demorar bastante ou mesmo ficar travado entre 0% e 2%. Se essa situação perdurar por mais de uma hora, você pode executar alguns comandos para que a instalação continue.

    • Em algumas situações específicas, pode ser apresentada uma mensagem de erro, informando que Não é possível fazer o upgrade para Windows 10 neste computador. Nesse caso, você deve seguir as instruções para restaurar o funcionamento do Windows Update, aplicar as atualizações pendentes e reiniciar todo o processo de upgrade para o Windows 10

  7. Caso você utilize o Windows Defender ou Microsoft Security Essentials como antivírus em seu Windows 7, será exibida uma mensagem informando que ele é incompatível com o Windows 10 e será desinstalado. Basta clicar em Confirmar. Instalação do Windows 10

  8. Se for apresentada a tela Escolha o que quer manter, selecione Manter aplicativos e arquivos pessoais e clique em Avançar. Instalação do Windows 10

  9. Na janela Pronto para instalar, Clique em Instalar. Isso iniciará a fase de instalação do Windows 10, que deve demorar bastante tempo, possivelmente horas. Também fará o computador reiniciar várias vezes. Na fase inicial da instalação, você poderá continuar usando o computador. Mas a partir da primeira reinicialização, isso não será mais possível. Você precisará deixar o computador finalizar todo o processo de atualização, para, só então, poder utilizá-lo novamente. Instalação do Windows 10 Instalação do Windows 10 Instalação do Windows 10

Conclua a pós-instalação

A instalação estará completa quando o Windows 10 reiniciar e mostrar a tela de login. Agora, será dado início à fase final, chamada de pós-instalação.

  1. Efetue o logon com seu usuário e senha. Pós-instalação do Windows 10

    Dica

    Em alguns computadores (especialmente os domésticos), o Windows pode estar configurado para entrar automaticamente. Nesse caso, a tela de login não é exibida, entrando direto na fase de pós-instalação.

  2. Após o primeiro logon, o Windows irá preparar o ambiente para o usuário. Apenas aguarde enquanto são feitas as configurações no seu perfil. Pós-instalação do Windows 10

  3. Em seguida, são exibidas várias telas, dando ao usuário a possibilidade de escolher se ativa ou não várias funcionalidades do Windows. Nas imagens abaixo, estão selecionadas as opções que prezam mais pela privacidade do usuário. Você pode segui-las se quiser. Mas você também pode ler atentamente cada uma das telas, avaliar se alguma funcionalidade lhe interessa e, se quiser, pode mantê-la ativa. Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10

  4. Depois de todos os ajustes iniciais feitos, o desktop do Windows 10 é exibido e o navegador Microsoft Edge se abre, com uma tela de boas vindas. O Windows 10 sempre define o Microsoft Edge como navegador padrão após a instalação. Se você pretende usar o Edge, aproveite para definir o idioma para a seção de notícias do aplicativo. No entanto, se você prefere utilizar outro navegador, como Mozilla Firefox ou Google Chrome, esse é um bom momento para defini-los como padrão. Basta clicar em Alterar meu padrão e, em seguida, no item Navegador da Web selecionar seu navegador preferido. Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10

  5. Depois de completada a instalação, é hora de verificar se seu Windows 10 foi ativado automaticamente. Abra o aplicativo Configurações. No campo de pesquisa, procure por ativação e a seguir clique em Ver se o Windows está ativado. Na página Ativação, confirque se o Windows está ativado com uma licença digital. Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10 Pós-instalação do Windows 10

  6. OU insira sua chave de produto genuína do Windows 7 ou Windows 8/8.1, caso você não tenha ativado anteriormente a sua antiga versão do Windows, clicando em Alterar a chave do produto (Product Key).

Dica

A licença do Windows está associada ao hardware do seu computador. Se, por algum motivo, você precisar formatá-lo, o Windows 10 irá reativá-lo automaticamente.

Informação

Se você alterar múltiplos componentes em seu computador, como parte de um upgrade, o Windows 10 pode achar incorretamente que você trocou de computador e se recusar a registrar a licença automaticamente. Felizmente, a Microsoft possui um processo para corrigir essa situação.

Instale um antivírus

O Windows 10 já vem com uma ferramenta de segurança nativa, com função de antivírus incluída e que é suficiente para atender aos requisitos de segurança da VPN. Para conhecê-la, clique em Menu Iniciar e digite Segurança do Windows. Após localizar o aplicativo, abra-o e localize nele a seção Proteção contra vírus e ameaças.

No entanto, é possível que você deseje ter um antivírus dedicado, de outro fabricante. Para tanto, existem tanto as opções pagas quanto gratuitas. Listamos abaixo algumas das opções gratuitas, para que você escolha uma que mais lhe agrade e instale:

Dica

Futuramente, criaremos um tutorial mais detalhado, específico sobre antivírus, fazendo uma comparação entre as principais opções e dando instruções detalhadas de instalação.