Ir para o conteúdo

Solução de problemas antes e durante a atualização para o Windows 10

Verificando se meu computador atende aos requisitos

Antes de iniciar a instalação do Windows 10, você precisa garantir que seu computador atende a todos os pré-requisitos. Caso você não saiba como descobrir se cada requisito é atendido, basta seguir os procedimentos abaixo:

Espaço em disco

Para saber quanto espaço disponível na unidade C: de seu computador, basta abrir o aplicativo Windows Explorer ou Explorador de Arquivos e, no painel da esquerda, clicar em Computador ou Este Computador. No painel da direita será exibida a lista das unidades de armazenamento existentes e quanto cada uma tem de espaço livre. A informação que interessa neste caso é quanto de espaço livre há na unidade C:, pois é nela que o Windows 10 será instalado. Espaço livre no disco

Se o espaço disponível em seu computador for menos que o mínimo exigido, há alguns procedimentos que podem lhe ajudar a liberar mais espaço.

Configurações de hardware e software

Existem diversas formas de saber as configurações de hardware e software de seu computador, mas o método abaixo irá mostrar de uma só vez todas as características que são relevantes para o presente tutorial, com base no Windows 7.

  1. Pressione a combinação de teclas Tecla Windows + R.

  2. Na janela que se abre, cole o comando abaixo e pressione OK.

    control /name Microsoft.System
    
    Requisitos Requisitos
  3. Verifique na seção Windows Edition se existe a informação Service Pack 1. Se existe, você já tem o Service Pack 1 instalado. Caso contrário, precisará instalar todas as atualizações pendentes do Windows 7 até que Service Pack esteja instalado.

  4. Na mesma janela, identifique na seção Sistema as informações constantes nas seguintes linhas:

    • Processador
    • Memória instalada (RAM)
    • Tipo de sistema
  5. Verifique se, na seção Ativação do Windows* consta a informação Windows ativado.

Com isso, você já sabe qual processador seu computador usa, quanto tem de memória, qual o tipo de sistema (32 ou 64 bits), se tem o Service Pack 1 e se está corretamente ativado.

Fazendo backup dos arquivos pessoais

Antes de executar qualquer alteração, é importante fazer um backup dos arquivos importantes. Isso pode ser feito por um software específico, transferência direta para um disco externo ou mesmo com o uso de um backup na nuvem. Também é importante definir exatamente o que precisa ser copiado.

Quais ferramentas usar?

Existem diferentes formas e ferramentas para se efetuar a cópia de segurança de seus dados. Listamos abaixo as principais:

  • Cópia simples da unidade de armazenamento principal para uma unidade externa, usando apenas o Explorador de Arquivos do Windows: Tem a vantagem de não requerer qualquer ferramenta adicional, mas por outro lado é mais trabalhosa, já que você precisará copiar manualmente cada uma das pastas desejadas;

  • Uso de ferramenta nativa do Windows: disponível desde o Windows 7 em diante, a ferramenta de backup do Windows dá conta do recado, mesmo não tendo os recursos avançados das ferramentas profissionais. Você pode utilizá-la para fazer a cópia dos seus dados e depois restaurar, quando necessário;

  • Ferramentas especializadas de backup: existe uma infinidade de ferramentas destinadas ao gerenciamento de cópias de segurança para computadores pessoais. Há tanto ferramentas pagas quanto gratuitas. Também há diferentes tipos de interface, desde as mais simplificadas para usuários leigos, quanto as mais complexas para usuários avançados. Como exemplo de ferramentas gratuitas, citamos: o PARAGON Backup & Recovery Community Edition, um aplicativo tradicional e muito reconhecido, com recursos poderosos e interface intuitiva; e o Toucan, um utilitário que não requer instalação e cujo ponte forte é a possibilidade de sincronização de pastas entre duas unidades de disco. Outra possibilidade são as ferramentas de backup que normalmente acompanham os HDs externos, em especial aqueles de tamanho grande;

  • Backup em nuvem: nos últimos anos essa modalidade vem ganhando espaço. Basta configurar um pequeno programa de sincronização no computador, assinar algum plano de armazenamento em nuvem (ou usar uma modalidade gratuita) e passar a gravar todos os seus arquivos importantes em uma pasta específica. Funcionam dessa forma o Google Drive, o Micrsoft OneDrive, o DropBox. Há ainda serviços desse tipo específicos para backup, normalmente pagos. Você deve avaliar o volume de dados que deseja proteger e qual serviço mais se adequa à sua necessidade.

    Aviso

    Estamos falando aqui da proteção de dados particulares. Em hipótese alguma você deve usar serviços em nuvem privados para armazenar dados corporativos da ANAC.

    Do mesmo modo, o espaço de armazenamento oferecido no OneDrive por sua conta da ANAC não deve ser usado para o backup de dados pessoais. Ele é exclusivo para os arquivos corporativos.

Quais arquivos salvar em backup?

Nada mais frustrante do que precisar recuperar um arquivo do backup e descobrir que justamento o arquivo desejado não está lá. Por isso, é de vital importância que você selecione corretamente todas as pastas que contám arquivos a serem protegidos.

No caso dos serviços de armazenamento em nuvem, não há segredo: você precisa instalar a ferramenta de sincronização e, a seguir, mover para a pasta específica do serviço todos os arquivos a serem salvos. A partir daí, use essa pasta também para salvar todos os novos arquivos gerados. Com isso, tudo será automaticamente sincronizado para a nuvem.

Já para as ferramentas de backup tradicionais, com armazenamento local, você precisa selecionar as pastas adequadas. As ferramentas mais voltadas para o usuário leigo já costumam selecionar automaticamente todo o perfil do usuário, enquanto que as ferramentas avançadas dão mais liberdade, permitindo selecionar individualmente cada pasta.

De qualquer forma, segue uma lista dos principais locais nos quais deve haver arquivos a serem protegidos:

  • C:\Users\<nome-do-usuário>\: Essa pasta contém todo o perfil do usuário. Além dos documentos, downloads, fotos, músicas, vídeos, etc., ela também contém todas as configurações e arquivos temporários, não apenas para o Windows, mas para todos aplicativos. Por isso mesmo, pode acabar ocupando mais espaço no backup do que o necessário. Esta é uma forma de garantir que todos os seus arquivos estarão incluídos no backup, mas caso queira economizar espaço de armazenamento, use a abordagem abaixo;

  • Documentos, Imagens, Músicas, Vídeos, Downloads, Área de Trabalho: se você for relativamente organizado e salvar seus arquivos nos locais devidos, essa abordagem pode ser mais adequada e suficiente para proteger seus arquivos mais importantes. Nesse caso, ao invés de selecionar o perfil de usuário inteiro, você pode selecionar apenas as pastas que contém os seus arquivos;

  • Unidade D: ou outros discos adicionais: dependendo da configuração de seu computador, é possível que exista nele mais de uma unidade de armazenamento. Nesse caso, é bom verificar qual o conteúdo dessas unidades adicionais e, se necessário, incluí-las também no seu plano de backup;

  • Arquivos da Receita Federal: se você usa seu computador pessoal para fazer a declaração do Imposto de Renda, é necessário salvar os respectivos dados. Para isso, basta incluir no seu plano de backup a pasta C:\Arquivos de Programas RFB\, incluindo todas as suas subpastas. Dessa forma, tanto os dados das declarações quanto o programa do IRPF de todos os anos serão salvos;

  • Outras pastas: se você é um usuário mais desorganizado, que costuma salvar os arquivos em locais não usuais, precisará fazer uma análise mais detalhada na estrutura de pastas de seu computador e localizar se, além de todas as pastas citadas acima, ainda há mais alguma que contenha dados que precisem ser protegidos.

Como fazer o backup?

Existem diferentes formas de fazer o backup dos seus dados, a depender do tipo de ferramenta escolhida.

  • Cópia simples: você precisará definir uma periodicidade (por exemplo, semanal) para executar manualmente a rotina de cópia para a unidade de armazenamento externa. Como a operação é manual, a cada vez você precisará atentar para a lista de pastas a serem copiadas, conforme mostrado acima;

  • Backup do Windows: O procedimento pode variar, conforme a versão do Windows (7, 8.1 ou 10). Em comum, há a possibilidade de definir todas as pastas que serão copiadas, bem como a unidade de destino, além de eventuais exclusões. Nas versões mais antigas, o backup precisava ser disparado de forma manual. Já nas versões mais recentes, há a possibilidade de agendamento;

  • Ferramentas especializadas: cada ferramenta terá sua caraterística, seu procedimento. Mas todas certamente terão a capacidade de definir todas as pastas que serão copiadas, bem como a unidade de destino, além de eventuais exclusões. Dependendo da ferramenta, será possível agendar a execução do backup ou então iniciar o backup tão logo a unidade de destino seja conectada no computador;

  • Serviços em nuvem: são o caso mais simples. Basta estar conectado à internet, com o aplicativo de sincronização do serviço sendo executado em segundo plano. Sempre que um arquivo for criado ou modificado na pasta específica do serviço, ele será automaticamente sincronizado.

Se o Service Pack do Windows 7 não estiver instalado?

Um dos principais motivos para a falta de notificação de atualização para o Windows 10 é a ausência do Service Pack 1 instalado. Isso é comum especialmente para quem desativa as atualizações automáticas. Para conferir se este é seu caso, basta pressionar Tecla Windows + R e digitar winver e ver se ele está presente.

Infelizmente, a Microsoft não disponibiliza mais para download o arquivo de instalação do Service Pack 1. Por isso, sua única chance de atender a esse requisito é instalar todas as atualizações pendentes para o Windows 7.

Se não houver espaço em disco suficiente?

Caso você tenha verificado que seu computador não dispõe de espaço livre suficiente (pelo menos 16 GB para sistema de 32 bits ou 20 GB para sistema de 64 bits), é possível executar alguns procedimentos que vão liberar espaço adicional. Siga, na sequência, cada um dos procedimentos abaixo, até que o espaço livre na Unidade C: seja maior ou igual ao mínimo exigido pelo Windows 10.

Usando a Limpeza de disco

  1. Clique no menu Iniciar e digite Limpeza. Quando o utilitário Limpeza de Disco for localizado, clique com o botão direito sobre ele e escolha Executar como administrador. Limpeza de Disco

  2. Se o computador perguntar qual unidade de disco deseja analizar, selecione a unidade C: e clique em OK.

  3. Aguarde a análise do disco. Limpeza de Disco

  4. Na lista de Arquivos a serem excluídos, selecione todos os tipos de arquivos da listagem. Não se preocupe: nenhum arquivo importante será excluído, somente arquivos temporários e desnecessários. Limpeza de Disco

  5. Pressione OK, confirme a exclusão dos arquivos e aguarde a conclusão da limpeza.

Concluído o procedimento, o programa irá fechar automaticamente. Abra o Windows Explorer e verifique se o espaço disponível agora já é suficiente.

Apagando arquivos de atualização antigos

Esse procedimento é um pouco mais complexo e exige a digitação de alguns comandos, mas basta seguir as orientações com atenção. Para facilitar, você pode copiar os comandos abaixo e colá-los na janela de comando.

  1. Abra um Prompt de Comando elevado: Clique no Menu Iniciar e digite CMD. Quando o Windows localizar o Prompt de Comando, clique com o botão direito sobre ele e selecione Executar como administrador. Se uma mensagem solicitar confirmação para o programa fazer alterações no computador, responda que Sim. Limpeza de Disco Limpeza de Disco

  2. Pare o serviço de atualização do Windows: Na janela do Prompt de Comando, execute o seguinte comando

    net stop wuauserv
    
    Limpeza de Disco
  3. Apague algumas pastas de conteúdo temporário: Na mesma janela de comando, execute separadamente cada um dos comandos abaixo. Para cada comando, confirme a operação, pressionando a tecla S:

    del C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\*.*
    
    del C:\Windows\SoftwareDistribution\DataStore\*.*
    
  4. Reinicie o serviço de atualização do Windows: Na mesma janela de comando, digite o comando abaixo para reiniciar o serviço de atualização do Windows.

    net start wuauserv
    

Concluído o procedimento, abra o Windows Explorer e verifique se o espaço disponível agora já é suficiente.

Removendo programas antigos

Se ainda não houver espaço suficiente, desinstale programas desnecessários, em especial aqueles que ocupam muito espaço, como jogos. Para isso, no Windows 7, execute estes passos:

  1. Clique em Menu Iniciar > Painel de Controle;

  2. Clique em Programas > Desinstalar um programa ou então em Programas e Recursos (isso irá depender de como está a configuração de exibição de seu Painel de Controle);

  3. Na lista de programas instalados, selecione no cabeçalho da coluna Tamanho, para que os programas sejam ordenados do maior para o menor, em termos de uso do espaço em disco;

  4. Dos programas que aparecerem no topo da lista (ou seja, aqueles que ocupam mais espaço), faça uma análise e escolha aqueles que você não utiliza mais;

  5. Para cada programa que você quiser desinstalar, basta clicar nele, depois no botão Desinstalar e a seguir acompanhar o assistente de desisntalação;

  6. Repita o passo 5 para cada programa que você selecionou como desnecessário.

Concluído o procedimento, abra o Explorador de Arquivos e verifique se o espaço disponível agora já é suficiente.

Movendo arquivos grandes

Como último recurso, você pode temporariamente mover para uma unidade de disco externa ou um pendrive aqueles arquivos que ocupam muito espaço. Isso ocorre tipicamente com arquivos de vídeo. Para isso, basta ir na pasta Vídeos ou outro local da unidade C: onde você armazena seus vídeos. Identifique os arquivos de maior tamanho e mova-os para a unidade externa. Depois de atualizado o Windows, você poderá trazê-los de volta.

Se aparecer a mensagem ‘Não é possível fazer o upgrade para Windows 10 neste computador’

Durante a execução do Assistende de Atualização do Windows 10, é possível que seja exibida a mensagem de erro Não é possível fazer o upgrade para Windows 10 neste computador. Na maioria das vezes, a causa desse erro é que a base local do Windows Update está corrompida e, por isso, o assistente não consegue buscar algumas atualizações necessárias para o Windows 7, antes de poder instalar o Windows 10. Além disso, é muito provável que seu Windows 7 tenha muitas atualizações pendentes, que nunca puderam ser aplicadas, por causa desse problema! Erro de instalação

Em linhas gerais, serão necessárias três ações para solucionar isso:

  • Redefinir a base local do Windows Update;

  • Aplicar todas as atualizações pendentes do Windows 7;

  • Reiniciar todo o processo de atualização para o Windows 10.

Dicas

Para a execução deste procedimento, a janela do assistente de atualização do Windows 10 deve ser fechada, uma vez que ao final você precisará reiniciar o computador e, posteriormente, vai ter que executar a instalação do Windows 10 desde o início.

Redefinindo a base local do Windows Update

Esse procedimento é um pouco complexo e exige a digitação de alguns comandos, mas basta seguir as orientações com atenção. Para facilitar, você pode copiar os comandos abaixo e colá-los na janela de comando.

  1. Abra um Prompt de Comando elevado: Clique no Menu Iniciar e digite CMD. Quando o Windows localizar o Prompt de Comando, clique com o botão direito sobre ele e selecione Executar como administrador. Se uma mensagem solicitar confirmação para o programa fazer alterações no computador, responda que Sim. Windows Update Windows Update

  2. Pare o serviço de atualização do Windows: Na janela do Prompt de Comando, execute o seguinte comando

    net stop wuauserv
    
    Windows Update
  3. Apague algumas pastas de conteúdo temporário: Na mesma janela de comando, execute separadamente cada um dos comandos abaixo. Para cada comando, confirme a operação, pressionando a tecla S:

    del C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\*.*
    
    del C:\Windows\SoftwareDistribution\DataStore\*.*
    
  4. Reinicie o serviço de atualização do Windows: Na mesma janela de comando, digite o comando abaixo para reiniciar o serviço de atualização do Windows.

    net start wuauserv
    

Aplicando todas as atualizações pendentes

Com a base local do Windows Update redefinida e o serviço reiniciado, você deve aplicar todas as eventuais atualizações pendentes para o Windows 7.

  1. Clique no Menu Iniciar e abra o Painel de Controle.

  2. Localize e abra o item Windows Update.

  3. Clique em Instalar atualizações. Aguarde enquanto o Windows faz download e instala as atualizações pendentes. Isso pode demorar bastante.

  4. Quando o Windows pedir para reiniciar o computador, reinicie-o.

  5. Repita esses passos até que não haja mais atualizações obrigatórias a instalar no Windows Update.

Reiniciando a instalação do Windows 10

Agora que já resolveu os problemas do Windows 7 e aplicou suas atualizações pendentes, você já pode voltar ao procedimento para instalar o Windows 10 em seu computador.

Se o assistente de atualização travar na fase ‘Obtendo atualizações’

Durante o processo de atualização, há um passo em que o assistente busca na Internet atualizações para o computador, além da instalação principal do Windows. Dependendo de alguns fatores, é possível que esse passo demore bastante ou mesmo fique travado entre 0% e 2%. Se essa situação perdurar por mais de uma hora, você pode executar alguns comandos para que a instalação continue. Obtendo atualizações

Basta seguir os mesmos passos mostrados acima, na seção Redefinindo a base local do Windows Update, acima. Depois desses comandos, a porcentagem de execução do assistente de atualização deve avançar bem mais rápido.

Dicas

  • Neste procedimento, a janela do assistente de atualização deve continuar aberta normalmente. Se você fechá-la, vai ter que executar toda a instalação desde o início.

  • Se algum dos comandos de exclusão de arquivos indicar erro, dizendo que algum arquivo não pode ser excluído, não se preocupe. Pode seguir com as operações seguintes, mesmo assim.