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Perguntas Frequentes relacionadas ao uso dos recursos de TI da ANAC - FAQ

Suporte ao usuário

Como faço para abrir um chamado para o Suporte de TI?

A STI disponibiliza a todos os usuários da ANAC os seguintes canais de atendimento:

  • Portal de Serviços: esse é o canal preferencial para abertura de chamados. Através dele você pode solicitar diversos serviços, não só da área de TI, mas também do Patrimônio e da Gestão de Pessoas;
  • E-mail portaldeservicos@anac.gov.br: você pode enviar sua solicitação de serviço também por e-mail, a qualquer momento, 24 horas por dia. Seu e-mail será avaliado em, no máximo, 15 minutos ou na primeira hora útil do dia seguinte, caso tenha enviado após as 20h ou em dias não úteis.
Como faço para solicitar um computador novo?

O fornecimento de computadores é realizado pelo setor de Patrimônio. Para realizar a solicitação de um equipamento, acesse o Portal de Serviços, entre na área de Administração e Finanças → Patrimônio → Solicitação de Bens e preencha o formulário com os dados solicitados, pedindo o fornecimento ou substituição de seu equipamento atual.

Como faço para identificar o nome (hostname) do meu computador ou notebook?

Para muitos dos serviços prestados pelo suporte técnico de TI da ANAC, será necessário fornecer o nome do computador (também referido pela denominação em inglês hostname). Veja abaixo o passo a passo para obter essa informação:

  1. Clique no Menu Iniciar ou no campo de Pesquisa da Barra de Tarefas do Windows;
  2. Digite Exibir o nome do computador. Quando localizar, clique em Abrir;
  3. Na janela que se abre, verifique as informações do computador, abaixo de Especificações do dispositivo. O hostname estará na linha Nome do dispositivo. Para computadores da ANAC, ele será uma sequência de caracteres e números, sendo os sete últimos dígitos correspondentes ao Número de Patrimônio do equipamento.

Aplicativos

Como faço para instalar em meu computador um software homologado pela STI?

Os softwares homologados pela STI estão listados na página Softwares Homologados. A grande maioria deles já está disponível para instalação pelo próprio usuário. Para isso, basta abrir a Central de Software (Menu Iniciar → Microsoft Endpoint Manager → Central de Software) procurar o software desejado e clicar no botão Instalar.

Caso o software desejado esteja listado como Homologado, mas ainda não esteja disponível na Central de Software, você deve abrir um chamado no Portal de Serviços, seguindo o caminho TI - Tecnologia da Informação → Software, Aplicativo e Serviços em nuvem → Instalar, configurar, atualizar, remover software.

Como faço para instalar em meu computador um software não homologado pela STI?

Para solicitar um software que não esteja listado na página Softwares Homologados, deve-se solicitar a homologação e aprovação através de um chamado no Portal de Serviços, seguindo o caminho TI - Tecnologia da Informação → Software, Aplicativo e Serviços em nuvem → Solicitar homologação, aprovação de software e preencher os dados solicitados.

Você precisará fornecer informações como o nome do software, qual a utilização dele nas suas atividades laborais e, se possível, o endereço para download e o tipo de licenciamento que o software utiliza.

Office

Como faço para instalar o Office em minha máquina?

Para realizar a instalação do pacote Microsoft Office em um computador da ANAC ou mesmo em um particular, siga as orientações contidas nesta página.

Posso instalar o Office licenciado pela ANAC em uma máquina particular?

A ANAC possui junto à Microsoft um contrato de licença de uso do Microsoft Office 365 para todos os colaboradores da Agência. Essa licença permite que cada usuário de rede possa utilizar o pacote de produtividade em até cinco dispositivos, sejam eles computadores, notebook ou smartphones, tanto pertencentes à ANAC, quanto pessoais. Para realizar a instalação do pacote Microsoft Office em um computador da ANAC ou mesmo em um particular, siga as orientações contidas nesta página.

Conta de rede

Como faço para alterar minha senha de rede?

Caso esteja dentro da ANAC, para alterar sua senha de rede basta apertar as teclas Ctrl+Alt+Del e será exibido um menu com a opção Alterar uma senha. Ao clicar nessa opção, será exibido o menu de troca de senha. Preencha o primeiro campo com sua senha atual e, nos demais campos, insira a nova senha desejada, respeitando os critérios de complexidade de senha. Por fim, clique na seta → para efetivar a troca.

Caso esteja em home office e deseje realizar a troca da senha, siga o procedimento mostrado neste tutorial.

Qual a regra de complexidade das senhas de rede?

Com o objetivo de evitar o uso de senhas fracas, está implementada na ANAC uma política de complexidade de senhas. Dessa forma, ao criar ou alterar uma senha, alguns requisitos devem ser atendidos. Esses requisitos estão listados e explicados em detalhes nesta página.

Como faço para solicitar a criação ou reativação de uma conta de rede?

Para solicitar a criação ou reativação de uma conta de rede, deve-se registrar um chamado através do Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Gestão de Acesso a Conta de Rede → Criar, ativar conta de rede. No corpo do chamado, há um formulário que precisa ser preenchido com todas as informações relevantes da conta a ser criada ou reativada.

Essa solicitação necessita da aprovação do superior imediato, devendo-se digitar no campo adequado o nome do servidor que irá aprovar o chamado, antes de Concluir a abertura do chamado.

Como faço para solicitar a desativação de uma conta de rede?

Para solicitar a desativação de uma conta de rede, deve-se registrar um chamado através do Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Gestão de Acesso a Conta de Rede → Desativar conta de rede. No corpo do chamado, há um formulário que precisa ser preenchido com as informações da conta a ser desativada.

Essa solicitação necessita da aprovação do superior imediato, devendo-se digitar no campo adequado o nome do servidor que irá aprovar o chamado, antes de Concluir a abertura do chamado.

Sistemas

Como faço para solicitar acesso aos sistemas corporativos da ANAC?

O acesso aos sistemas corporativos da ANAC é concedido pelos respectivos gestores de sistema. Para saber quem é o gestor do sistema ao qual você deseja ter acesso, consulte a Lista de Sistemas e seus Gestores e entre em contato com ele diretamente.

Caso você não encontre o sistema desejado na lista indicada acima, é necessário o registro de um chamado no Portal de Serviços para Solicitar acesso para sistemas corporativos

Segurança da Informação

Como faço para reportar um possível incidente de segurança da Informação?

Para o simples tratamento de SPAM (ou seja, e-mails indesejados, propaganda etc.) recebido em sua caixa de Correio Eletrônico, utilize os procedimentos descritos no artigo sobre a Política AntiSPAM da ANAC.

No entanto, se você estiver frente a uma situação de possível incidente de segurança, em que há um risco de contaminação por código malicioso, sequestro ou roubo de dados, acessos indevidos ou outras ameaças cibernéticas, recomenda-se que você abra um chamado no Portal de Serviços para Relatar um Incidente de Segurança da Informação.

Outros temas

Como faço para criar uma pesquisa (poll/survey) no sistema de pesquisas LimeSurvey da ANAC?

Para solicitar a criação de um questionário ou enquete online, através do Sistema de Pesquisas (LimeSurvey) da ANAC, é necessário o registro de um chamado no Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Aplicações e Sistemas Corporativos → Criar questionário on-line de pesquisa (Lime Survey).

Na abertura do chamado, você deverá indicar o título da pesquisa e também o nome de eventuais administradores adicionais para ela (o usuário solicitante, por padrão, já será incluído como administrador).

Se, futuramente, você desejar adicionar novos administradores a uma pesquisa já existente, basta abrir outro chamado no Portal de Serviços para esse fim específico.