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Criação de Login para uso de Wi-Fi por Usuário Visitante na ANAC

Dada a necessidade de solicitação de criação de um usuário para uso da rede “Wifi-Guest”, alguns procedimentos padrão deverão ser seguidos para obtenção da autorização de uso da rede corporativa. Assim, este mini manual pretende mostrar o passo-a-passo do processo de forma simplificada. Antes de tudo, é importante ressaltar que o visitante estará vinculado ao login de um servidor da Agência e este receberá um e-mail de confirmação após a criação do perfil de visitante. Entretanto, caso o servidor em questão não o confirme ou negue o vínculo, o acesso do visitante será retirado.

Para Criação de um Único Perfil

Processo de Trabalho

Abaixo, encontra-se o fluxo de trabalho para criação do perfil de usuário visitante, que traz de forma sintética e intuitiva as ações a serem executadas para usufruto da rede corporativa pelo usuário interessado. Os símbolos usados e suas funções estão descritas na tabela seguinte.

Tipo Símbolo Descrição
Evento de Início Símbolo Marca o evento que dá início ao processo
Atividades Símbolo Representa atividades, tarefas ou passos do processo que devem ser executadas
Evento de Fim Símbolo Marca o fim do processo

Fluxo do Processo de Trabalho

Fluxo

Descrição das Atividades

Após o evento de início, que é a chegada e requisição de acesso à rede Wi-fi, as seguintes etapas deverão ser realizadas.

01 e 02. Abrir o Navegador de internet e Acessar a página.

O usuário responsável por criar o perfil de acesso deverá abrir o navegador de internet padrão (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explores, etc.) e acessar a página da web: https://wifi.anac.gov.br . A seguinte página deverá aparecer na tela.

Tela

03. Fazer login na página.

O usuário deverá, então, realizar o login com suas credencias da ANAC, como mostra a figura 3. Tela

04. Clicar na opção New.

Feito login, automaticamente, abrir-se-á a página inicial, onde aparecerão os usuários já criados. No canto direito desta página, há um botão “New”, que deverá ser clicado, conforme mostra a imagem abaixo. Tela

05 e 06. Clicar no botão Generate abaixo da caixa de usuário e da senha.

Após clicar-se no botão new, aparecerá a tela “New Guest”. Nela haverá opções de usuário, senha, nome, empresa, etc. Para as duas primeiras opções, abaixo da caixa de diálogo, existe um botão chamado Generate. Clicando nele, serão gerados um usuário e uma senha, automaticamente, como mostra a figura abaixo. Tela

07 e 08. Preencher os dados requeridos e Clicar no botão create.

Gerado usuário e senha, deverá ser obtido junto ao visitante os demais dados requeridos para completar o perfil. Em “Conta”, aparecerá a validade do login, ou seja, o tempo que se pretende dispor o serviço de wi-fi. O tempo que aparece é o padrão, mas, em caso de necessidade, poderá ser alterado. O campo “Vínculo” diz respeito aos dados do servidor que está sendo visitado. Após o preenchimento de todo o perfil, o botão Create ao final da janela deverá ser clicado com o objetivo do sistema enviar o login e senha para o e-mail fornecido pelo visitante. Tela

Para Criação de Usuário Múltiplos

Caso haja a necessidade de criação de vários perfis de acesso de uma única vez como, por exemplo, a chegada de um grupo de mais de dez pessoas, os procedimentos citados a seguir podem vir a facilitar esse processo.

Fluxo de Trabalho

Tela

Descrição das Atividades

Após o evento de início, que é a chegada e requisição de acesso à rede Wi-fi por um grupo de pessoas, as seguintes etapas deverão ser realizadas.

01 e 02. Abrir o Microsoft Excel e Preencher os dados necessários em uma cédula.

Deve-se abrir o Excel e na primeira cédula da primeira linha, deverá ser coletado os seguintes dados do usuário: Nome, Empresa, E-mail, Telefone, Primeiro nome do servidor ao qual será vinculado, Último nome do servidor que será vinculado e o e-mail do servidor, como mostra a imagem abaixo. Tela

É importante ressaltar que não deve haver espaços entre os dados, e a vírgula ou o site apontará erros e não realizará os cadastros. Outro ponto importante, é que entre o número de telefone e o nome do servidor deverá ser posto três vírgulas, para que o site gere o ID e a senha do usuário. Cada usuário deverá ser preenchido em uma linha diferente. O arquivo deverá ser salvo no formato CSV, conforme tela abaixo.

03 e 04. Abrir o Navegador de internet e Acessar a página.

Da mesma forma que é feito para um único perfil, o usuário responsável por criar o perfil de acesso deverá abrir o navegador de internet padrão (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explores, etc.) e acessar a página da web: https://wifi.anac.gov.br. A seguinte página deverá aparecer na tela. Tela

05. Fazer login na página.

O usuário deverá, então, realizar o login com suas credencias da ANAC, como mostra a figura 10. Tela

06. Clicar na opção Import.

Feito login, automaticamente, abrir-se-á a página inicial, onde aparecerão os usuários criados. No canto direito desta página, há um botão Import, ao lado do botão New, que deverá ser clicado, conforme mostra a imagem abaixo. Tela

07 e 08. Escolher o arquivo criado no Excel e Desmarcar a opção File has column headers.

Uma caixa de diálogo irá aparecer na tela conforme a figura seguinte. Tela

Clicando em escolher arquivo, deve-se selecionar o arquivo criado em Excel e a caixa marcada File has column headers deverá ser desmarcada.

09. Clicar na opção Import da caixa de diálogo.

Feito todos os passos acima, o usuário deverá clicar na opção Import. Tela

Após esses procedimentos, as pessoas cadastradas receberão um email com login e senha e um aviso de que o acesso foi liberado.