Troca de senha usando o webmail da ANAC¶
Introdução¶
É possível alterar a senha da conta de rede da ANAC de diferentes maneiras, dependendo de onde você se encontra. Embora também possa ser utilizado de dentro da rede da ANAC, o procedimento abaixo é pensado especialmente para atender às condições de trabalho remoto. Mas atenção: o método de redefinição de senha mostrado aqui só irá funcionar para senhas não expiradas.
Complexidade das senhas¶
Com o objetivo que evitar o uso de senhas fracas, está implementada na ANAC uma política de complexidade de senhas. Dessa forma, ao criar ou alterar uma senha, os seguintes requisitos devem ser atendidos:
- A senha não pode conter palavras que façam parte do login do usuário nem de seu nome
- A senha não deverá ser igual a uma das últimas quatro senhas utilizadas
- A senha deve ter pelo menos oito caracteres
-
A senha deve atender a pelo menos três dos requisitos abaixo:
- Conter ao menos uma letra maiúscula
- Conter ao menos uma letra minúscula
- Conter ao menos um número
-
Conter ao menos um símbolo ou caractere especial
~!@#$%^&*-+='|\(){}[]:;"'<>,.?/
-
Conter qualquer caractere Unicode que seja categorizado como um caractere alfabético, mas que não seja em maiúsculas ou minúsculas (isso inclui caracteres Unicode de idiomas asiáticos)
Esses requisitos de complexidade serão aplicados na próxima vez em que as senhas forem alteradas ou criadas.
Pré-requisitos¶
Para conseguir executar o procedimento estando em viagem ou trabalho remoto, você precisará estar conectado à Internet em um computador, tablet ou smartphone e precisará executar um navegador Internet, tal como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Apple Safari.
As telas aqui apresentadas são baseadas no navegador Google Chrome, executando em um computador com Windows 10. Em outros navegadores ou dispositivos, a aparência das telas pode ser diferente, mas é igualmente possível efetuar a operação.
Procedimento¶
-
No navegador de sua preferência, abra o webmail da ANAC (correio.anac.gov.br). Na tela inicial, insira seu login, no formato nome.sobrenome, sua senha e clique em Sign in ou Iniciar Sessão.
-
Se sua senha estiver próxima de expirar, uma mensagem de aviso irá aparecer, já sugerindo a troca. Nesse caso, basta clicar em Sim e pular para o Passo 5.
-
Para senhas que ainda não estão próximas de expirar, você deve forçar a alteração. Para isso, no alto à direita, clique no menu de Configurações (ícone em forma de engrenagem) e, a seguir, em Opções.
-
Na próxima tela, selecione do lado esquerdo, a opção Geral e depois Minha Conta. No painel que se abre à direita, selecione a opção Alterar sua senha.
-
Na tela que se abre, preencha a senha atual, a nova senha e repita a senha nova. Pra finalizar, clique em Salvar.
Pronto! Sua senha já está redefinida. Agora você precisa atualizá-la também em todos os dispositivos e aplicativos que a utilizam, dentre os quais:
- Rede sem fio wificorp no celular, tablet e notebook
- Conta da ANAC no celular ou tablet
- Aplicativo de e-mail em celular e tablet
- Conta do Microsoft Office 365, OneDrive e outros serviços em nuvem baseados na conta da ANAC
Esqueci minha senha¶
Todo o procedimento mostrado acima pressupõe que você saiba a senha atual. No entanto, pode ocorrer de você esquecer a senha. Nesse caso, é preciso um procedimento de redefinição de senha, mostrado abaixo.
-
Acesse o site My Account e clique em "Não consegue acessar sua conta?".
-
Na página seguinte, digite o seu e-mail da ANAC, digite os caracteres apresentados na imagem e clique em Avançar.
-
Na próxima página, serão apresentadas a você algumas opções para confirmar a sua identidade. Siga os passos indicados para criar uma nova senha e recuperar a sua conta.
Caso o procedimento descrito acima seja infrutífero, procure sua chefia imediata, para que ela possa atuar junto à STI e recuperar a sua conta de rede.
Desbloqueio de conta de usuário ou reset de senha utilizando o portal de serviços¶
A realização de desbloqueio de conta de usuário ou de reset de senha de usuário também podem ser realizados por intermédio do portal de serviços (CITSmart), para solicitar siga estes passos:
- Abra um chamado no Portal de Serviços para Desbloquear conta de rede ou redefinir senha de acesso.
- Preencha o formulário eletrônico referente à solicitação desse serviço.
- Aguarde a análise da equipe responsável, que verificará a situação e tomará as medidas necessárias.