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Perguntas Frequentes relacionadas ao uso dos recursos de TI da ANAC - FAQ

Suporte ao usuário

Como faço para abrir um chamado para o Suporte de TI?

A STI disponibiliza a todos os usuários da ANAC os seguintes canais de atendimento:

  • Portal de Serviços: esse é o canal preferencial para abertura de chamados. Através dele você pode solicitar diversos serviços, não só da área de TI, mas também do Patrimônio e da Gestão de Pessoas;
  • E-mail portaldeservicos@anac.gov.br: você pode enviar sua solicitação de serviço também por e-mail, a qualquer momento, 24 horas por dia. Seu e-mail será avaliado em, no máximo, 15 minutos ou na primeira hora útil do dia seguinte, caso tenha enviado após as 20h ou em dias não úteis.
  • Atendimento telefônico através do número 0800-920-7767: disponível em dias úteis, das 7h às 21h.
Como faço para solicitar um computador novo?

O fornecimento de computadores é realizado pelo setor de Patrimônio. Para realizar a solicitação de um equipamento, acesse o Portal de Serviços, entre na área de Administração e Finanças → Patrimônio → Solicitação de Bens e preencha o formulário com os dados solicitados, pedindo o fornecimento ou substituição de seu equipamento atual.

Como faço para identificar o nome (hostname) do meu computador ou notebook?

Para muitos dos serviços prestados pelo suporte técnico de TI da ANAC, será necessário fornecer o nome do computador (também referido pela denominação em inglês hostname). Veja abaixo o passo a passo para obter essa informação:

  1. Clique no Menu Iniciar ou no campo de Pesquisa da Barra de Tarefas do Windows;
  2. Digite Exibir o nome do computador. Quando localizar, clique em Abrir;
  3. Na janela que se abre, verifique as informações do computador, abaixo de Especificações do dispositivo. O hostname estará na linha Nome do dispositivo. Para computadores da ANAC, ele será uma sequência de caracteres e números, sendo os sete últimos dígitos correspondentes ao Número de Patrimônio do equipamento.

Aplicativos

Como faço para instalar em meu computador um software homologado pela STI?

Os softwares homologados pela STI estão listados na página Softwares Homologados. A grande maioria deles já está disponível para instalação pelo próprio usuário. Para isso, basta abrir a Central de Software (Menu Iniciar → Microsoft Endpoint Manager → Central de Software) procurar o software desejado e clicar no botão Instalar.

Caso o software desejado esteja listado como Homologado, mas ainda não esteja disponível na Central de Software, você deve abrir um chamado no Portal de Serviços, seguindo o caminho TI - Tecnologia da Informação → Software, Aplicativo e Serviços em nuvem → Instalar, configurar, atualizar, remover software.

Como faço para instalar em meu computador um software não homologado pela STI?

Para solicitar um software que não esteja listado na página Softwares Homologados, deve-se solicitar a homologação e aprovação através de um chamado no Portal de Serviços, seguindo o caminho TI - Tecnologia da Informação → Software, Aplicativo e Serviços em nuvem → Solicitar homologação, aprovação de software e preencher os dados solicitados.

Você precisará fornecer informações como o nome do software, qual a utilização dele nas suas atividades laborais e, se possível, o endereço para download e o tipo de licenciamento que o software utiliza.

Office

Como faço para instalar o Office em minha máquina?

Para realizar a instalação do pacote Microsoft Office em um computador da ANAC ou mesmo em um particular, siga as orientações contidas nesta página.

Posso instalar o Office licenciado pela ANAC em uma máquina particular?

A ANAC possui junto à Microsoft um contrato de licença de uso do Microsoft Office 365 para todos os colaboradores da Agência. Essa licença permite que cada usuário de rede possa utilizar o pacote de produtividade em até cinco dispositivos, sejam eles computadores, notebook ou smartphones, tanto pertencentes à ANAC, quanto pessoais. Para realizar a instalação do pacote Microsoft Office em um computador da ANAC ou mesmo em um particular, siga as orientações contidas nesta página.

Conta de rede

Como faço para alterar minha senha de rede?

Caso esteja dentro da ANAC, para alterar sua senha de rede basta apertar as teclas Ctrl+Alt+Del e será exibido um menu com a opção Alterar uma senha. Ao clicar nessa opção, será exibido o menu de troca de senha. Preencha o primeiro campo com sua senha atual e, nos demais campos, insira a nova senha desejada, respeitando os critérios de complexidade de senha. Por fim, clique na seta → para efetivar a troca.

Caso esteja em home office e deseje realizar a troca da senha, siga o procedimento mostrado neste tutorial.

Esqueci minha senha de rede, o que fazer?

Se você esqueceu sua senha de rede da ANAC e possui licença para o Microsoft Office 365, é possível recuperar a senha através do portal do Office.

Veja neste link como executar esse procedimento.

Qual a regra de complexidade das senhas de rede?

Com o objetivo de evitar o uso de senhas fracas, está implementada na ANAC uma política de complexidade de senhas. Dessa forma, ao criar ou alterar uma senha, alguns requisitos devem ser atendidos. Esses requisitos estão listados e explicados em detalhes nesta página.

Como faço para solicitar a criação ou reativação de uma conta de rede?

Para solicitar a criação ou reativação de uma conta de rede, deve-se registrar um chamado através do Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Gestão de Acesso a Conta de Rede → Criar, ativar conta de rede. No corpo do chamado, há um formulário que precisa ser preenchido com todas as informações relevantes da conta a ser criada ou reativada.

Essa solicitação necessita da aprovação do superior imediato, devendo-se digitar no campo adequado o nome do servidor que irá aprovar o chamado, antes de Concluir a abertura do chamado.

Como faço para solicitar a desativação de uma conta de rede?

Para solicitar a desativação de uma conta de rede, deve-se registrar um chamado através do Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Gestão de Acesso a Conta de Rede → Desativar conta de rede. No corpo do chamado, há um formulário que precisa ser preenchido com as informações da conta a ser desativada.

Essa solicitação necessita da aprovação do superior imediato, devendo-se digitar no campo adequado o nome do servidor que irá aprovar o chamado, antes de Concluir a abertura do chamado.

Sistemas

Como faço para solicitar acesso aos sistemas corporativos da ANAC?

O acesso aos sistemas corporativos da ANAC é concedido pelos respectivos gestores de sistema. Para saber quem é o gestor do sistema ao qual você deseja ter acesso, consulte a Lista de Sistemas e seus Gestores e entre em contato com ele diretamente.

Caso você não encontre o sistema desejado na lista indicada acima, é necessário o registro de um chamado no Portal de Serviços para Solicitar acesso para sistemas corporativos

Segurança da Informação

Como faço para reportar um possível incidente de segurança da Informação?

Para o simples tratamento de SPAM (ou seja, e-mails indesejados, propaganda etc.) recebido em sua caixa de Correio Eletrônico, utilize os procedimentos descritos no artigo sobre a Política AntiSPAM da ANAC.

No entanto, se você estiver frente a uma situação de possível incidente de segurança, em que há um risco de contaminação por código malicioso, sequestro ou roubo de dados, acessos indevidos ou outras ameaças cibernéticas, recomenda-se que você abra um chamado no Portal de Serviços para Relatar um Incidente de Segurança da Informação.

Ambiente de trabalho compartilhado

Como se preparar para o ambiente de trabalho compartilhado?

A STI dispõe de orientações específicas para que você possa se preparar para o ambiente de trabalho compartilhado. Seguindo essas orientações, você tornará a transição para o modelo compartilhado muito mais fácil e tranquila.

No ambiente de trabalho compartilhado, como os usuários do WBS Schedule, do Wordfast, do MS Project ou outras aplicações específicas irão acessar tais ferramentas?

Tanto nos computadores do ambiente compartilhado quanto na Plataforma de Desktop Remoto, as aplicações de uso geral, que não tenham licenciamento restrito, podem ser disponibilizadas na Central de Software, caso ainda não estejam. Assim, quando o usuário tiver necessidade, pode facilmente instalá-las e utilizá-las.

Por outro lado, para ferramentas ou aplicações específicas, é possível criar um grupo separado de computadores na Plataforma de Desktop Remoto, nos quais essas aplicações estarão instaladas e o acesso esteja restrito aos usuários autorizados a utilizá-las. Caso você se depare com um desses casos, abra um chamado no Portal de Serviços solicitando a disponibilização da aplicação em questão em um novo grupo da plataforma. A STI irá avaliar a viabilidade e real necessidade e, em caso positivo, disponibilizar a aplicação dessa forma.

Não uso minha máquina pessoal para atividades da ANAC. Como faço para ter acesso remoto 24x7 a uma máquina conectada na rede da ANAC?

Em sua grande maioria, os sistemas e aplicações de uso geral da ANAC estão disponíveis diretamente pela Internet através de um navegador e essa forma de acesso deve ser priorizada sempre que possível, evitando assim o uso desnecessário de recursos internos.

SEI!, ANAC+, Intranet/Extranet, Correio Eletrônico, Portal Internet, Portal de Serviços e praticamente todos os sistemas finalísticos são apenas alguns exemplos de sistemas disponibilizados diretamente na Internet.

Algumas das aplicações exigem que se faça uso da conexão VPN, mas mesmo essas, podem ser acessadas a partir de qualquer navegador, bastando a conexão VPN estar ativa. Somente algumas poucas aplicações ou serviços realmente exigem que o acesso seja feito a partir de um computador conectado na rede interna da Agência.

Para esse último caso, a Plataforma de Desktop Remoto está disponível em regime 24x7 para todos os usuários nela cadastrados. Portanto, não há qualquer restrição de uso nesse sentido.

A STI dispõe de um tutorial que auxilia os usuários a decidirem a melhor forma de utilizar cada tipo de recurso.

Se não haverá mais um computador e espaço físico para cada servidor, como ficarão os dias de trabalho presencial, em que todos os servidores de uma determinada Superintendência irão trabalhar presencialmente?

Na nova configuração dos ambientes de trabalho, haverá previsão de estações de uso fixo, para aqueles usuários que trabalham sempre na modalidade presencial (Por exemplo, secretários e recepcionistas). Haverá um outro grupo de estações, destinadas ao uso compartilhado por qualquer usuário da ANAC. Além disso, haverá um conjunto de baias, chamadas de estações de encaixe, nas quais cada portador de um notebook poderá conectar seu dispositivo e utilizar normalmente, como se fosse uma estação desktop.

Destaca-se que os servidores que receberem notebooks, deverão utilizar esses equipamentos como seu dispositivo computacional principal, fazendo uso, portanto, da estação de encaixe.

Por outro lado, para situações específicas como a citada acima, em que vários usuários de uma Superintendência irão compartilhar simultaneamente o mesmo espaço, ressalta-se que qualquer estação de trabalho configurada para uso compartilhado pode ser utilizada, independentemente de sua localização no prédio. Assim, caso o conjunto de computadores compartilhados na área específica daquela Superintendência já esteja em pleno uso, nada impede que os computadores das áreas adjacentes também sejam utilizados.

A ideia é que o compartilhamento seja a regra: qualquer colaborador poderá usar qualquer computador que esteja disponível.

A STI destaca ainda que o conjunto de estações de trabalho compartilhadas será dimensionado de forma que seja suficiente para atender à demanda.

Os computadores de alta performance continuarão com os atuais servidores?

Usuários de computadores de alto desempenho que estejam em trabalho 100% presencial, poderão continuar utilizando-os normalmente.

Os usuários que atualmente estejam com esses computadores emprestados para uso em home office também poderão permanecer com eles nessa condição.

Para aquele usuários que dispõem de computadores de alto desempenho, mas os utilizam apenas na forma de acesso remoto, a STI está estudando adicionar esses equipamentos à Plataforma de Desktop Remoto, mas de forma que seu uso fique restrito aos usuários selecionados.

Destaca-se ainda que, após a atualização do parque de computadores, com instalação de SSD e memória RAM adicional, a diferença entre os computadores de alto desempenho e os comuns passará a ser muito pequena. Assim, espera-se que todos tenham bom desempenho, não apenas aqueles de alta performance, como ocorre atualmente. Dessa forma, os atuais computadores de alto desempenho poderão até fazer parte do conjunto de computadores compartilhados.

Como faço para acessar os arquivos que estão na rede em pastas compartilhadas?

Antes de mais nada, é bom avaliar a forma como você e sua equipe armazenam arquivos em rede. Temos um tutorial que mostra como se preparar adequadamente para o ambiente de trabalho compartilhado. Nele, há várias dicas mostrando como reduzir a dependência das pastas de rede e adotar formas mais modernas e eficientes de armazenar e compartilhar informações. Um exemplo é o uso do OneDrive e do Microsoft Teams para armazenar e compartilhar informações, ao invés dos servidores de arquivos.

Se, mesmo assim, houver algum conteúdo que exija a utilização de pastas de rede compartilhadas, isso pode ser feito através de estações de trabalho da Plataforma de Desktop Remoto.

Como será a política de distribuição de notebooks?

A política de distribuição de notebooks está prevista na PORTARIA ANAC Nº 800/SAF/STI, de 3 de março de 2014, (alterada pela PORTARIA Nº 1.501/SAF/STI, de 8 de junho de 2020), que regulamenta a aquisição e alocação de ativos de tecnologia da informação.

Como faço para reservar uma baia para uso?

A ideia é que o compartilhamento do espaço de trabalho seja a regra: qualquer colaborador poderá usar qualquer computador que esteja disponível. Não haverá reserva de computadores para usuários específicos. O uso será por ordem de chegada.

Como faço para passar meus arquivos da minha máquina para o OneDrive?

A STI disponibiliza um tutorial sobre a utilização do OneDrive na rede da ANAC. Basta ler com atenção e seguir os passos lá indicados.

Se, mesmo assim, você ainda tiver dúvidas ou dificuldades, basta abrir um chamado para o Suporte Técnico, que irá auxiliá-lo no processo de migração.

Como faço backup dos arquivos existentes em meu computador na ANAC, para migrar para o ambiente compartilhado?

No tutorial sobre uso do ambiente compartilhado, a STI disponibiliza uma seção inteira sobre como se preparar para trabalhar em ambiente compartilhado. Ali você encontrará orientações sobre como organizar seus arquivos, incluindo a migração deles para o OneDrive ou para o Microsoft Teams. Os arquivos que permanecerem em seu perfil, mesmo após esses procedimentos, serão incorporados ao seu perfil itinerante na rede. Para entender melhor esse conceito, veja a seção seguinte, no mesmo tutorial, mostrando como utilizar o computador compartilhado em modo presencial.

Por que meu computador atual não mostra as pastas sincronizadas com a rede?

Provavelmente porque você ainda não está no grupo habilitado para o perfil móvel. A STI vai providenciar a inserção dos usuários nesse grupo pouco a pouco, conforme sua localidade e andar. Se, ainda assim, você acha que já deveria estar incluso nesse grupo ou precisa de acesso antecipado, abra um chamado no Portal de Serviços, solicitando sua inclusão.

Plataforma de desktop remoto

Por que não consigo me logar na Plataforma de Desktop Remoto? Ou por que não aparecem computadores disponíveis para conexão?

Provavelmente porque você não está no grupo que dá permissão de acesso ao sistema. A princípio, todos os servidores da ANAC já têm acesso habilitado. Se, ainda assim, você não conseguiu acesso, abra um chamado no Portal de Serviços, informando na descrição "Solicito acesso ao site rdp.anac.gov.br". Aguarde receber por email a notificação de que o chamado foi executado com sucesso.

Como faço para transferir arquivos de meu computador pessoal para o computador remoto?

A forma disponibilizada para a transferência de arquivos é o OneDrive. Uma vez configurado, todos os arquivos que você copiar ou salvar no OneDrive vão aparecer automaticamente no computador remoto, desde que você também o configure lá.

Por quanto tempo é mantida uma conexão a um computador remoto?

Enquanto você estiver utilizando o computador, a conexão será mantida. No entanto, após duas horas sem uso, a política de gerenciamento automatizado irá encerrar automaticamente as conexões que não forem corretamente encerradas. Neste caso, se você tiver documentos não salvos, correrá o risco de perder o contéudo.

Recomenda-se que você organize seu trabalho de forma a concentrar todas as atividades a serem executadas no Desktop Remoto em um período só do dia, desconectando-se logo em seguida, para liberar os recursos compartilhados a outros usuários.

Por que os computadores remotos em que me conecto não mostram as pastas sincronizadas com a rede?

Provavelmente porque você não está no grupo habilitado para o perfil móvel. Se você acha deseja essa funcionalidade, abra um chamado no Portal de Serviços, solicitando sua inclusão no grupo de usuários com perfil móvel (roaming profile) habilitado.

Outros temas

Como faço para criar uma pesquisa (poll/survey) no sistema de pesquisas LimeSurvey da ANAC?

Para solicitar a criação de um questionário ou enquete online, através do Sistema de Pesquisas (LimeSurvey) da ANAC, é necessário o registro de um chamado no Portal de Serviços, navegando pelas opções TI - Tecnologia da Informação → Aplicações e Sistemas Corporativos → Criar questionário on-line de pesquisa (Lime Survey).

Na abertura do chamado, você deverá indicar o título da pesquisa e também o nome de eventuais administradores adicionais para ela (o usuário solicitante, por padrão, já será incluído como administrador).

Se, futuramente, você desejar adicionar novos administradores a uma pesquisa já existente, basta abrir outro chamado no Portal de Serviços para esse fim específico.