Política de Filtragem de E-mails Maliciosos ou de SPAM¶
Introdução¶
Importante!
A política AntiSpam da ANAC mudou. Leia com atenção o texto abaixo e veja como isso afeta a forma como e-mails indesejados são tratados e entregues em sua Caixa de Entrada.
A política de filtragem de e-mails com possível conteúdo malicioso ou propagandas em massa (SPAM) foi aprimorada. As mensagens recebidas são classificadas automaticamente pela ferramenta de AntiSpam instalada na infraestrutura de TI, analisando tanto o conteúdo quanto os metadados. No entanto, existe a possibilidade de falsos positivos, onde mensagens legítimas podem ser classificadas como SPAM e vice-versa.
Anteriormente, as mensagens suspeitas de conter conteúdo malicioso ou SPAM eram retidas automaticamente, colocadas em quarentena e armazenadas na ferramenta AntiSpam, sem que o destinatário soubesse da sua existência. Os usuários que suspeitavam de não ter recebido um e-mail legítimo precisavam registrar uma solicitação via Portal de Serviços para que a equipe de TI verificasse a retenção e, se confirmado, liberasse a mensagem.
Novas Melhorias na Política¶
A política de AntiSpam foi aprimorada para melhor atender às necessidades de segurança e gerenciamento de e-mails dos usuários. Com a adoção da nova política de AntiSpam as mensagens sem risco de segurança detectado, mas suspeitas de serem SPAM, serão colocadas em quarentena e o usuário receberá uma notificação da Central de Segurança da Microsoft na Caixa de Entrada do Outlook, informando sobre a existência de e-mails em quarentena que precisam ser tratados.
Se o usuário identificar que o e-mail é legítimo (falso positivo), poderá liberar a mensagem para a Caixa de Entrada, caso o e-mail seja considerado SPAM, o usuário pode optar por bloquear o remetente, evitando o recebimento de novos e-mails desse endereço.
Importante!
Recomenda-se que, ao receber uma notificação da Central de Segurança da Microsoft, o usuário analise os e-mails em quarentena pois os e-mails em quarentena serão retidos por 30 dias. Após esse período, se não forem tratados, serão descartados.
Mensagens Suspeitas de SPAM (Tratando conteúdo em quarentena)¶
O tratamento das mensagens de SPAM deve ser realizado pelo próprio usuário por intermédio das ferramentas nativas do Outlook, após o usuário abrir a mensagem da Central de Segurança da Microsoft serão apresentadas as seguintes opções:
- Revisar Mensagem: Redireciona para a página de quarentena para tratar as mensagens.
- Liberar: Libera a mensagem de forma instantânea para a Caixa de entrada.
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Bloquear Remetente: Bloqueia o remetente para não receber novos e-mail.
As mensagens suspeitas de SPAM sem risco de segurança detectado também poderão ser tratadas na página de quarentena, conforme instruções abaixo:
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Liberar mensagem: Selecione o e-mail desejado, clique no botão “marca de seleção” e após clique em “relatar mensagem como livre de ameaças”. Por fim, clique em “Mensagem da versão”.
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Permitir ou bloquear remetente: Selecione o e-mail desejado, clique nos “três pontinhos” e após clique em “Permitir remetente” ou “Bloquear remetente”, conforme o caso. Por fim, clique em “Mensagem da versão”.
Mensagens Suspeitas de Conteúdo Malicioso (Malware)¶
No caso de mensagens cuja retenção foi feita por suspeita de conteúdo malicioso (malware), as mensagens continuarão a ser retidas, mantidas em quarentena, porém o destinatário começará a receber uma notificação de retenção do e-mail, informando o assunto original, a data, o nome e endereço de e-mail do remetente, além de instruções de como solicitar o acesso ao e-mail, caso o usuário entenda que é um e-mail legítimo, ou seja, um caso de falso-positivo. Essa solicitação será avaliada pela equipe técnica e, caso não apresente riscos para o ambiente de TI, a mensagem será liberada para entrega.
Desbloqueio de Mensagens Retidas pelo Servidor¶
Podem ocorrer falsos positivos, onde endereços de e-mail válidos são incluídos em uma relação de domínios considerados hostis a infraestrutura tecnológica. Nesse caso, os e-mails ficam retidos no servidor e não chegam à caixa de entrada do usuário.
Se você identificar que um e-mail válido não foi recebido, sugerindo que o endereço está nesta relação, pode solicitar uma análise para autorização via portal de serviços. Isso permitirá que o endereço seja verificado e autorizado a enviar mensagens para sua caixa de entrada.
Solicitação de Desbloqueio de mensagens retidas pelo servidor:
- Abra um chamado no Portal de Serviços para Liberar e-mail/spam retido ou anexo bloqueado.
- Submeta uma solicitação de autorização, mencionando o endereço de e-mail específico.
- Aguarde a análise da equipe responsável, que verificará a situação e tomará as medidas necessárias para liberar o endereço.
Reportando mensagens maliciosas¶
Mesmo com as políticas de bloqueio explicadas acima, é possível que, eventualmente, uma mensagem com código malicioso passe pelos filtros e seja entregue em sua Caixa de entrada como se fosse uma mensagem válida (falso negativo), tratando-se não apenas de um SPAM, mas de um possível incidente de segurança.
Nesse caso, a recomendação é que você abra um chamado no Portal de Serviços para Relatar um Incidente de Segurança da Informação.
Atenção
Para o simples tratamento de SPAM (ou seja, e-mails indesejados, propaganda etc.) utilize os procedimentos descritos mais acima. O reporte de incidente de segurança destina-se apenas àquelas mensagens que, de fato, apresentem um risco de contaminação por código malicioso, roubo de dados ou outras ameaças.
Observações Importantes¶
- O tratamento descrito aplica-se exclusivamente ao fluxo de mensagens de entrada, ou seja, às mensagens recebidas.
- Recomenda-se que os usuários fiquem atentos às notificações e sigam as orientações fornecidas para garantir que e-mails legítimos sejam devidamente tratados e acessados quando necessário.
- Há casos em que mensagens podem não ser recebidas pela infraestrutura de e-mail devido a falhas técnicas no serviço do remetente.
Em caso de dúvidas, leia as Cartilhas de Segurança Cibernética, em especial aquela que trata de códigos maliciosos. A STD também recomenda a participação no Curso de Segurança Cibernética da ANAC, que regularmente terá novas turmas. Acompanhe pelo Acompanhe pelo Portal de Capacitação.