Estratégia de IA e Cartilha de uso responsável de IA na Anac¶
Introdução¶
Com a explosão recente no uso de plataformas de Inteligência Artificial, em especial os modelos de linguagem de grande escala (LLM) e IA generativa, muitas oportunidades de uso são identificadas no âmbito do serviço público. No entanto, se faz necessário que haja governança no uso de tais ferramentas, considerando aspectos como a segurança da informação e a privacidade.
Nesse sentido, a Anac publicou a Estratégia de Inteligência Artificial (EIA), bem como uma cartilha de uso responsável das ferramentas de IA, de modo que possamos fazer uso consciente desses recursos, sem colocar em risco a integridade dos nossos dados e privacidade de servidores, colaboradores, regulados e cidadãos em geral.
A seguir você poderá ter acesso aos documentos citados, além de conhecer os critérios utilizados na homologação das ferramentas de IA permitidas dentro da Anac e a lista atual dessas ferramentas.
Documentos¶
Estratégia de Inteligência Artificial da Anac (.PDF)
Cartilha Uso Responsável de Inteligência Artificial (.PDF)
Critérios para homologação de soluções de IA na Anac¶
Para o tratamento de informações sensíveis e confidenciais, é fundamental que servidores e colaboradores utilizem soluções de Inteligência Artificial (IA) previamente aprovadas pela STD para uso no âmbito da Anac.
Com o objetivo de mitigar os riscos associados ao uso de IA generativa e modelos de linguagem de grande escala (LLM), o processo de aprovação dessas soluções considera os seguintes critérios:
-
Conformidade com normativos e regulamentos: Verifica se a ferramenta está em conformidade com a legislação vigente, incluindo, mas não se limitando a:
- Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Instrução Normativa GSI nº 5, de 30 de agosto de 2021 – estabelece requisitos mínimos de segurança da informação para o uso de soluções de computação em nuvem por órgãos e entidades da administração pública federal.
-
Política de privacidade e armazenamento de dados: Garante que os dados são tratados e armazenados de forma adequada, assegurando que não sejam disponibilizados a terceiros nem utilizados para treinamento, retreinamento ou aprimoramento de modelos, seja pelo fornecedor da solução ou por terceiros.
-
Garantia de confidencialidade: Certifica que a solução possui mecanismos eficazes para prevenção de vazamentos de informações sigilosas, implementação de controles de acesso e utilização de ambientes controlados para o processamento de informações críticas.
-
Residência dos dados: Verifica se o local geográfico onde os dados são processados e armazenados está em conformidade com as regulamentações e legislações vigentes.
-
Auditoria e monitoramento: Avalia se a ferramenta dispõe de mecanismos de auditoria e rastreabilidade, garantindo o registro detalhado de acessos e operações realizadas.
-
Gestão de riscos e segurança cibernética: Analisa a implementação de medidas robustas de segurança para mitigar riscos de ataques e exploração de vulnerabilidades, bem como o uso de protocolos alinhados com padrões internacionais de segurança.
Ao adotar esses critérios, a implementação de soluções de Inteligência Artificial ocorre de maneira mais segura, minimizando riscos e garantindo conformidade legal e institucional.
Soluções de IA aprovadas pela Anac¶
Solução | Link |
---|---|
Anac GPT | https://santosdumont.anac.gov.br Quadro Inteligência Artificial |
Sei IA | https://sei.anac.gov.br O SEI IA está integrado na aplicação principal do SEI. |
Microsoft Copilot | https://www.microsoft365.com/chat Apenas com a utilização da conta corporativa da Anac para acesso à solução. Acessos por meio de contas pessoais não devem ser utilizados para tratamento de dados sensíveis e confidenciais. |