Configurando a Ferramenta de OCR da Samsung¶
Introdução¶
As impressoras multifuncionais Samsung, em uso na ANAC, possuem o recurso de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) embutido em seu próprio sistema. Isso é útil, por exemplo, para a geração de arquivos PDF com o texto pesquisável.
Entretanto, para resultados ainda melhores, a Samsung disponibiliza uma ferramenta especializada de reconhecimento de caracteres, que pode ser instalada em seu computador a partir da Central de Software e utilizada para produzir, além do já citado PDF pesquisável, outros tipos de arquivos, tais como DOC, RTF e TXT.
Abaixo, são mostrados os passos necessários à instalação e configuração da ferramenta.
Procedimento¶
-
O usuário deve solicitar, por meio de chamado técnico no Portal de Serviços da ANAC, apoio para ativação e configuração do recurso Scan to PC na multifuncional.
Observação
É necessário executar esse passo para cada usuário que desejar utilizar o recurso “Scan to PC” em cada impressora
-
Após estar ativado o recurso, instale o pacote de softwares de Digitalização da Samsung, disponível na Central de Software (Iniciar → Microsoft System Center → Central de Software):
-
Após concluída a instalação, abra o software Samsung Easy Printer Manager (Iniciar → Samsung Printers → Samsung Easy Printer Manager).
-
Na tela inicial, clique em Impressora e depois em Adicionar.
-
Na tela seguinte, clique na opção Procurar por endereço IP. Digite no campo de busca o nome da impressora (disponível em etiqueta na parte frontal do equipamento), e depois clique no ícone . No resultado da busca, selecione a impressora e clique em Adicionar.
-
Novamente na tela inicial, clique em Geavanc. Inst. e posteriormente em Definições de Digitalizar para PC.
-
Na tela de Definições de Digitalizar para PC, clique em Activar, e selecione as opções desejadas para o perfil de digitalização:
-
Para ativar no perfil o recurso de OCR, deve-se configurar corretamente as opções abaixo, quanto ao tipo de arquivo e idioma de OCR. Note que alguns tipos de arquivos (PDF comum, por exemplo) não possuem texto, portanto não disponibilizarão a opção de OCR. O arquivo de saída deverá ser do tipo PDF (com texto) ou algum outro arquivo editável (DOC, DOCX, RTF, TXT).
-
Ao clicar em Guardar (Salvar), digite o ID de digitalizador (que será o nome do perfil visível para o usuário na tela da impressora multifuncional). Recomenda-se que o ID seja o login do usuário. Também se recomenda a inclusão de uma senha (palavra-passe) de quatro dígitos, que será solicitada quando o usuário selecionar o perfil para digitalizar um documento na multifuncional.
-
Irá aparecer uma mensagem de definições salvas com sucesso.
-
Após todas essas configurações, o recurso de digitalização para PC estará disponível através da tela inicial do visor da impressora multifuncional, por meio do ícone “Dig. para PC”. Será solicitada a senha criada anteriormente, bastando inserir o documento a ser digitalizado e clicando-se em Iniciar. O documento será salvo na pasta que foi previamente configurada anteriormente pelo usuário.
Dica
Caso necessário, na ocasião de comparecimento do técnico da Simpress para atendimento presencial, o usuário pode solicitar que seja demonstrado o uso do recurso, bem como esclarecer eventuais dúvidas de utilização e ajustes na configuração dos perfis.