Skype for Business - Criação de reuniões internas e externas¶
Atenção
O uso do Skype for Business foi descontinuado na ANAC. Em seu lugar, você deve utilizar o Microsoft Teams.
Introdução¶
É possível a utilização da ferramenta do Skype for Business para a realização de reuniões incluindo colaboradores internos, que possuem login e senha na rede da ANAC, bem como convidados externos à rede da ANAC.
Uma reunião utilizando o Skype é uma reunião virtual, utilizando recursos de chat, áudio, vídeo, apresentação de conteúdo, entre outros. É recomendado que, no mínimo, o participante tenha um microfone (headset) disponível.
O acesso de convidados externos só ocorre após autorização do organizador da reunião.
Criando uma reunião para colaboradores da ANAC ou convidados¶
- Em sua estação de trabalho, abra o aplicativo do Outlook
- No Outlook, selecione a guia Página Inicial e depois clique na opção Novos Itens → Reunião do Skype
- Na próxima janela, você poderá informar os e-mails dos participantes, incluindo usuários externos caso desejado, informar o Assunto da reunião. Repare que o corpo do e-mail já traz o link que deve ser utilizado por todos os convidados para acesso à reunião. Ao final, para agendar a reunião, basta clicar em Enviar.
Acessando uma reunião do Skype for Business de um computador¶
No horário da reunião, utilize o convite recebido por e-mail ou existente na agenda do Outlook para clicar no link e acessar a reunião. O procedimento a ser seguido será distinto, conforme você esteja na rede da ANAC ou seja um convidado externo.
Caso você seja um colaborador da ANAC¶
- Você será redirecionado para o Skype for Business e uma janela como a apresentada abaixo será apresentada. Selecione a primeira opção Usar o Skype for Business e clique em OK.
Caso você seja um convidado externo¶
- Após clicar no link do e-mail será aberta uma nova aba e você deve selecionar a opção Ingressar Usando o Skype for Business Web App no lugar
- Na próxima tela, você deve optar por ingressar utilizando a instalação de um plug-in do Skype for Business para acesso via navegador ou utilizar o cliente instalado na máquina do Skype for Business/Lync para acesso à conferência.
- Caso opte pela instalação do plug-in, instale-o e retorne ao Passo 1. A seguir, clique nas opções descritas nos tópicos anteriores e depois clique em Ingressar na reunião
- Quando a nova janela abrir, confirme a mensagem de alerta.
- Depois disso, você já estará na reunião e poderá utilizar todos os recursos disponíveis.
Acessando uma reunião do Skype for Business de um celular Android¶
- Para acesso via celular, é necessário instalar o aplicativo Skype for Business disponibilizado na loja da Play Store.
- Após a instalação do aplicativo, acesse o e-mail com o convite da reunião e clique no link para acesso a ela.
- Você será redirecionado para o aplicativo. Informe suas credenciais, caso seja usuário da rede da ANAC, ou forneça um nome para acesso como convidado. Confirme todas as telas que perguntarem sobre certificado.
- Caso seja um convidado, o organizador da reunião deverá autorizar seu acesso.
- Após esse procedimento, você estará na reunião.
Efetuando gravação da reunião¶
- Para iniciar uma gravação da reunião no Skype for Business, clique no botão Mais opções no canto inferior direito da tela e em Iniciar gravação
- Após o término da chamada ou a finalização da gravação, o sistema irá processar o arquivo e armazenar no computador de quem grava, na pasta configurada no menu Ferramentas → Opções → Gravação.