Ir para o conteúdo

Skype for Business - Guia de Uso

Atenção

O uso do Skype for Business foi descontinuado na ANAC. Em seu lugar, você deve utilizar o Microsoft Teams.

Visão geral

O Skype for Business facilita a conexão e a colaboração entre colegas e parceiros de negócio. Com ele, você pode:

  • Iniciar conversas por mensagem instantânea e chamadas de voz ou de vídeo.
  • Ver quando seus contatos estão disponíveis online.
  • Programar e participar de reuniões.
  • Apresentar sua tela durante reuniões, ou permitir que outras pessoas controlem seu computador.

Apesar das mudanças estéticas, o Skype for Business possui as mesmas funcionalidades e forma de funcionamento do seu antecessor, o Microsoft Lync. Compare abaixo as interfaces das duas versões e veja como são semelhantes:

Comparação de versões

Instalar/entrar

Instalar o Skype for Business

O Skype for Business deve ser instalado em seu computador corporativo automaticamente pela TI da ANAC. Caso isso não ocorra, abra um chamado junto ao suporte técnico, para que seja feita instalação manual.

Em computadores domésticos, cada usuário deve efetuar a instalação por conta própria, como parte da instalação do pacote Office 365.

Entrar no Skype for Business

Login Por padrão, o Skype for Business irá iniciar automaticamente junto com o Windows e irá efetuar logon usando as credenciais do usuário atual. Se, por algum motivo, isso não ocorrer, siga os passos abaixo:

  1. No Menu Iniciar Start menu do Windows, localize e abra o Skype for Business.
  2. No campo Endereço de entrada, insira seu e-mail corporativo.
  3. Digite sua senha.
  4. Marque a caixa de seleção Salvar minha senha, se quiser que o Skype for Business guarde a sua senha, para que você não tenha que inseri-la todas as vezes que entrar.
  5. Selecione Entrar.

Contatos, presença e chat

Localizar e adicionar um contato

Procurar contato Conecte-se a pessoas em sua organização ou a colegas que têm uma conta do Skype.

  1. Na guia Contatos Contatos, na caixa Encontrar alguém, digite um nome ou endereço de e-mail.
  2. Nos resultados de pesquisa, clique com o botão direito do mouse na pessoa que deseja adicionar e selecione Adicionar à Lista de Contatos.
  3. Selecione o grupo de contatos ao qual deseja adicionar a pessoa, caso tenha configurado grupos de contatos.

Ao adicionar uma pessoa à sua lista de contatos, ela receberá uma notificação.

Exibir um cartão de visita

  1. Passe o mouse na imagem de um contato.
  2. Clique no botão Cartão de Visita para abrir o Cartão de Visita.

Definir uma mensagem pessoal

Você pode inserir uma mensagem pessoal no Skype for Business. Ela é estilizada na forma de um balão de texto azul, acima de sua foto. Na lista de contatos de seus amigos, ela será exibida abaixo de seu nome. Pode ser útil para deixar recados, informar ausências ou informar locais e formas de contato, por exemplo.

  1. Clique na área em que aparece o texto "O que está acontecendo hoje?"
  2. Digite sua mensagem pessoal e pressione Enter.

Iniciar uma mensagem instantânea (Chat)

Para conversar com um de seus contatos, faça o seguinte:

  1. Na guia Contatos Contatos, aponte para a foto de um contato e aguarde até que apareçam vários ícones à direita. Selecione Enviar uma Mensagem Instantânea Enviar mensagem.
  2. Digite sua mensagem.
  3. Selecione Enviar Enviar ou pressione Enter.

Para manter uma conversa com um grupo de pessoas, use uma dessas opções:

  • Inicie a conversa com uma pessoa e depois selecione Convidar Mais Pessoas Convidar mais pessoas no canto superior direito da janela de chat; ou
  • Inicie a conversa com uma pessoa e depois arraste os ícones dos demais participantes para a janela de chat; ou
  • Na janela principal, pressione Ctrl e selecione cada um dos contatos desejados. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Enviar uma Mensagem Instantânea.

Alternar entre conversas

Se você estiver mantendo várias conversas ou realizando várias reuniões ao mesmo tempo, o Skype for Business exibirá todas elas em um só local, para que você possa alternar entre elas.

  • Clique em uma das guias à esquerda para exibir a conversa de chat desejada.

Localizar uma conversa anterior

Se você usar o Outlook e o Exchange, o Skype for Business salvará automaticamente seu histórico de conversas de chat. Para exibir ou continuar uma conversa anterior ou ver uma solicitação de chat perdida:

  1. Clique na guia Conversas .
  2. Clique na guia Tudo ou Perdidas. Se você não vir a conversa que está procurando, clique em Exibir Mais no Outlook , ao final da lista.
  3. Clique duas vezes na conversa que deseja abrir.

Criar um grupo

Configure um grupo para cada equipe com a qual você trabalha, para ver rapidamente quem está disponível ou para comunicar-se com toda a equipe ao mesmo tempo.

  1. Clique no botão Adicionar um Contato .
  2. Selecione Criar um Novo Grupo.
  3. Digite o nome do novo grupo.

Agora, você deve organizar seus contatos dentro dos grupos:

  • Na lista de contatos da janela principal, arraste a foto do contato para cima do nome do grupo desejado; ou
  • Clique com o botão direito sobre o contato e escolha Copiar contato para ou Mover contato para , selecionando o grupo desejado.

Alterar o seu status de presença

Seu status de presença é definido automaticamente com base em seu calendário do Outlook. Para alterá-lo manualmente, a partir da janela principal:

  1. Selecione a seta de status abaixo do seu nome.
  2. Selecione o indicador de presença a exibir.

Para desfazer ou fazer com que o Skype for Business atualize automaticamente seu status, selecione Redefinir Status.

Você também pode modificar seu status usando o ícone da Área de Notificação, sem abrir a janela principal do Skype for Business.

  1. Clique na seta Mostrar ícones ocultos.
  2. Clique direito sobre o ícone do Skype for Business.
  3. Selecione Meu Status e o novo status desejado.

Para saber mais sobre os vários status de presença, consulte a seção Escolher o status apropriado, a seguir.

Escolher o status apropriado

Defina seu status com precisão. A tabela a seguir descreve como outras pessoas veem seus status de presença, o que cada status significa e quais deles você mesmo pode definir.

Se sua presença é Isso significa que Como este status é definido

Disponível
Você está online e disponível para contatar. Definido automaticamente para você, com base nos eventos de logon e logoff, em sua atividade no teclado e no calendário do Outlook. Você também pode definir esse status quando quiser que outras pessoas saibam que está no escritório, mesmo que o computador esteja ocioso.

Volto Logo
Você vai se afastar do computador por alguns momentos. Você pode manualmente configurar sua presença dessa forma sempre que quiser.

Ausente
Você está conectado, mas o computador está ocioso ou você está ausente do computador. Definido automaticamente para você, com base em sua atividade no teclado e no calendário do Outlook. O Skype for Business define seu status como "inativo" quando o computador fica ocioso por cinco minutos e como "ausente" quando seu status fica inativo por mais cinco minutos. Para alterar esses valores padrão, clique no botão Opções , clique em Status e depois clique nas setas ao lado de Mostrar-me como Inativo quando meu computador permanecer ocioso por (minutos) e Alterar meu status de Inativo para Ausente após este número de minutos.

Aparecer como Ausente
Você está conectado, mas seus contatos verão você como ausente. Definido manualmente por você. Você pode definir sua presença dessa forma sempre que quiser.

Ausente do Trabalho
Mesmo estando logado, você não está trabalhando e não está disponível para contato. Você pode manualmente configurar sua presença dessa forma sempre que quiser.

Ocupado
Você está ocupado e não quer ser interrompido. Definida automaticamente para você com base em seu calendário do Outlook. Você também pode manualmente configurar sua presença dessa forma sempre que quiser. Se você a configurar manualmente como Ocupado , ela voltará ao status do calendário do Outlook em 24 horas, se você não a alterar antes disso.

Ao telefone
Você está em uma chamada de áudio do Skype for Business e não quer ser incomodado. Definida automaticamente para você, com base em sua atividade ao telefone. Isso ocorre sempre que você estiver em uma chamada de áudio do Skype for Business.

Em reunião
Você está em uma reunião e não quer ser incomodado. Definida automaticamente para você com base em seu calendário do Outlook.

Em uma chamada em conferência
Você está em uma áudio-conferência do Skype for Business e não quer ser incomodado. Definida automaticamente quando você ingressa em uma chamada em conferência ou em uma sessão Reunir Agora.

Não incomodar
Você não quer ser incomodado e verá as notificações de conversa somente se enviadas por alguém em seu Grupo de trabalho. Você pode definir sua presença dessa forma sempre que quiser. Se a definir manualmente como Não Incomodar , ela voltará ao status do Calendário do Outlook em 24 horas, se você não alterar seu status antes disso. OBSERVAÇÃO: Enquanto estiver neste status, somente contatos do seu Grupo de trabalho conseguirão iniciar uma conversa com você. Entenda melhor essa classificação na próxima seção.

Como apresentar
Você está fazendo uma apresentação e não quer ser incomodado. Definida automaticamente quando você faz uma apresentação em uma Reunião do Skype for Business. Você pode alterar essa configuração na janela Opções de status.

Ausência Temporária
Você está fora do escritório. Definido automaticamente para você, com base em seu calendário do Outlook, sempre que um compromisso for configurado como Fora do Escritório.

Fora do escritório (a resposta automática está ativada)
Você definiu o recurso de resposta automática no Outlook. Definido automaticamente quando você define respostas automáticas no Outlook, quando está de férias ou em viagem, por exemplo.

Offline
Você não está conectado. Definido automaticamente para você, sempre que fechar ou se desconectar do Skype for Business, efetuar logoff do Windows ou desligar o computador. Você também aparecerá como Offline para as pessoas que bloqueou, para que não vejam sua presença.

Desconhecido
Sua presença não pode ser detectada. Esse status pode aparecer para contatos que não usam o Skype for Business como programa de mensagens instantâneas ou quando alguma condição anormal impediu que o status de presença fosse corretamente informado ao Skype for Business.

Definir relação de privacidade com seus contatos

No Skype for Business, as relações de privacidade controlam o quanto de suas informações de presença os outros usuários podem ver. Cada contato é classificado em uma das cinco categorias: Amigos e familiares, Grupo de trabalho, Colegas, Contatos externos e Contatos bloqueados. Essas categorias possuem níveis decrescentes de visibilidade das informações sobre você e seu status e permitem diferentes níveis de interações com você.

A diferença mais prática dessas categorias é que contatos da categoria Grupo de trabalho podem iniciar conversas com você, mesmo estando com status Não incomodar , enquanto Colegas não conseguem.

Por padrão, o Skype for Business atribui aos contatos a relação de Colegas. Depois, conforme você vai interagindo com seus contatos, ele classifica aqueles com os quais você interage mais frequentemente como Grupo de trabalho.

  • Para saber como estão classificados os seus contatos, na janela principal, clique na aba Relações.
  • Para modificar manualmente a relação com um determinado contato, clique com o botão direito sobre a foto dele, selecione Alterar relação de Privacidade e escolha a relação desejada.

Chamadas de áudio

Configurar seu dispositivo de áudio

Para poder efetuar chamadas de áudio ou de vídeo usando o Skype for Business, é preciso configurá-lo corretamente, indicando quais dispositivos devem ser usados como microfone e como alto-falante.

  1. Em Opções selecione: Ferramentas → Configurações do Dispositivo de Áudio.
  2. Abaixo de Dispositivos de Áudio , selecione o dispositivo desejado e personalize as configurações:
    • Alto-falante : selecione Executar e arraste o controle deslizante para ajustar o volume.
    • Microfone : fale para testar o volume e arraste o controle deslizante até a barra de progresso atingir o meio da área de teste.
    • Campainha : selecione Executar e arraste o controle deslizante para ajustar o volume.
  3. Selecione Verificar Qualidade da Chamada e siga as instruções na tela para gravar e reproduzir uma mensagem breve.
  4. Ajuste as configurações de áudio e selecione OK.

Iniciar uma chamada de voz ou de vídeo

Faça uma chamada rapidamente para qualquer contato online.

  • Aponte para a foto de um contato e selecione Ligar ou Iniciar uma Chamada de Vídeo .
  • Para iniciar uma chamada de voz ou vídeo a uma conversa existente, selecione Ligar ou Chamada com Vídeo .

Receber uma chamada

Escolha uma das seguintes opções:

  • Clique em qualquer área da foto, para aceitar a chamada.
  • Selecione Ignorar para descartar a chamada.
  • Selecione Opções e escolha:
  • Responder com Mensagem Instantânea para descartar a chamada e iniciar uma sessão de mensagem instantânea com o chamador.
  • Configurado como Não Incomodar para descartar a chamada e alterar seu status.
  • Atender Somente com Áudio para aceitar uma chamada de vídeo sem enviar ou receber vídeo.

Encerrar uma chamada

  • Selecione Desligar ou pressione Ctrl+Enter.

Chamadas de vídeo

Configurar seu dispositivo de vídeo

Para efetuar chamadas de vídeo, é preciso configurar corretamente sua webcam.

  1. Em Opções selecione: Ferramentas → Configurações do Dispositivo de Vídeo.
  2. Abaixo de Dispositivo de vídeo , selecione a câmera desejada.
  3. Ajuste o ângulo da câmera para centralizar sua imagem no painel de visualização.
  4. Selecione Configurações da Câmera se quiser ajustar o processador de vídeo ou os controles da câmera.
  5. Selecione Cortar e centralizar meu vídeo em reuniões para ajustar o foco e o zoom em seu rosto durante as conferências de vídeo.
  6. Selecione OK.

Reuniões

Participar de uma reunião no Skype for Business

Há várias maneiras de ingressar em uma reunião do Skype for Business:

  • Selecione o ícone Reuniões na janela do Skype for Business e, em seguida, clique duas vezes na reunião em que deseja ingressar.
  • Selecione Ingressar na Reunião do Skype em uma solicitação de reunião do Outlook.
  • Selecione Ingressar Online em um lembrete de reunião do Outlook.

Agendar uma reunião do Skype for Business

No Outlook, faça o seguinte:

  1. Abra o calendário do Outlook.
  2. Selecione InícioNova Reunião do Skype.
  3. Preencha a solicitação de reunião.

Compartilhamento e colaboração

Compartilhar sua área de trabalho ou um programa

Em uma janela de conversa ou de mensagem instantânea:

  1. Selecione Compartilhar Conteúdo e escolha uma opção:

    • Compartilhar Área de Trabalho para mostrar todo o conteúdo de sua área de trabalho.
    • Compartilhar uma Janela e clique duas vezes no programa ou janela que deseja exibir.

São exibidas a guia Compartilhando no momento e uma borda amarela em volta do conteúdo compartilhado.

  • Selecione Interromper Compartilhamento quando terminar.

Enviar um arquivo em uma mensagem instantânea

  • Arraste o arquivo do Explorador de Arquivos para a janela da conversa, ou
  • Copie o arquivo ou imagem que deseja enviar e cole-o na janela da conversa.

Todas as pessoas na conversa receberão uma notificação, que eles podem aceitar ou rejeitar.