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Orientações da Tecnologia da Informação para trabalho remoto na ANAC

Introdução

A Portaria nº 728, de 15 de março de 2020, abriu a possibilidade de realização de trabalho remoto, em caráter excepcional, como medida de prevenção e combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

As demandas relativas à execução de trabalho na modalidade de trabalho remoto devem considerar as peculiaridades do trabalho desenvolvido por cada servidor ou colaborador. Dessa forma, cada pessoa poderá necessitar de um conjunto diferente de sistemas ou serviços de tecnologia da informação para desempenhar suas atividades.

Cabe a cada servidor ou colaborador avaliar os processos de trabalho que executará na modalidade remota e identificar quais sistemas ou serviços serão necessários, solicitando os respectivos acessos, quando necessário.

Fique de olho!

  • Antes de se ausentar da ANAC e dar início ao regime de trabalho remoto, altere sua senha de rede. Dessa forma você evita eventuais inconvenientes sobre expiração de senha pelos próximos três meses.

  • Ao pegar emprestado um notebook da ANAC nos setores de patrimônio, seja para viagens ou para trabalho remoto, o usuário deverá conectar o equipamento à rede cabeada da ANAC e efetuar logon na rede ao menos uma vez antes de levá-lo para casa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o suporte de TI ainda nas dependências da ANAC, para que o procedimento seja executado. Cabe ressaltar que o notebook não irá funcionar caso esse procedimento não seja realizado.

Solicitações relacionadas à Tecnologia da Informação

No prazo de vigência da Portaria nº 728, de 2020, qualquer outra solicitação ao suporte técnico de tecnologia da informação deverá ser realizada pelo Portal de Serviços da ANAC, disponível tanto internamente quanto pela internet.

Cabe ressaltar que os demais canais de suporte (ramal VOIP ou e-mail) continuam disponíveis, mas podem vir a sofrer contingenciamento em função do aumento dos casos de COVID-19. Dessa forma, dê sempre preferência por solicitações realizadas a partir do endereço portaldeservicos.anac.gov.br.

Serviços disponíveis via internet

Diversos serviços podem ser acessados pelos usuários da Agência a partir da internet, dispensando configuração ou disponibilização de serviço adicional para sua utilização.

Veja abaixo os serviços que podem ser acessados diretamente pelo navegador de internet, a partir de qualquer computador (clique nos links para acessar):

Aeco Mobile Aerodesporto Aeródromo Aeródromos Aeronave
Aeroportos Concedidos Alte Avanac Avsec Bav
Central de Envio Certificação de Centros Alunos Certificação de Centros Escolas CIV CMA
CMBS CNPA Consulta Aeronaves Consulta de Licenças CTAX (voe seguro)
CTAX Mobile Dados Aeronauta Dcerta Dcerta (net) Deceaws
Diário de Bordo Eaev Ecoar E-diam Educator
Empresa Eriam Estatística Extrato Online Focus
Giaso GRU GRUInternet Habilitação Hotran
Info Livro Motores Livro Rab (Aeronave) LoadSheet Map
Miata Nada Consta (Sigec) Notoc Nova CHT Novo Audpub
Pa Parcelamento Multas PCA Pel (Siac) Peticionamento Eletrônico
Prontidão USOAP-CMA Provas Online PSA RAB online Mobile RAB Digital
RAB WS RBAC 141 RBAC 145 RDS Receitas
Resultado Exame SACI SCA SIAVANAC SIAVANAC-N
SICO SIGEC SIP SISANT SISCEP
Sismedcred Sitaca SME SMI SPE
SVA Sysdea Upload de Arquivos

Dica

A lista de sistemas acima poderá ser ampliada, à medida em que novos sistemas ou recursos sejam publicados na Internet pela STI.

Informação

A intranet, que antes só funcionava internamente, agora foi publicada para acesso externo no endereço extranet.anac.gov.br, mantendo exatamente o mesmo conteúdo da intranet original, tendo como principal diferença a exigência de autenticação antes do acesso.

Serviços que demandam configuração inicial ou instalação

Alguns sistemas e aplicações podem demandar processo simplificado de configuração inicial ou instalação para que sejam utilizados. Os sistemas listados abaixo podem ser configurados pelos próprios usuários, sem necessidade de atuação da STI:

  • Office 365: os recursos do Office estão disponíveis para utilização em casa por servidores e colaboradores. Para isso, o usuário deverá remover eventual versão do Office utilizada em seu computador pessoal e instalar a versão licenciada pela ANAC. O pacote inclui o Skype for Business e o OneDrive (leia mais sobre eles abaixo), além do Word, Excel, PowerPoint, Outlook, entre outros. Acesse o tutorial mostrando como fazer o download, instalação e ativação do Office 365.

  • Skype for Business: além do recurso básico de chat, o Skype for Business pode ser usado como ferramenta para reuniões, com áudio, vídeo e transferência de conteúdo. Para isso, o usuário deverá ter uma webcam com microfone embutido; uma webcam e headset; ou um notebook com webcam e microfone embutidos. Acesse o tutorial mostrando como utilizar do Skype for Business. Há também outro tutorial, mais específico, mostrando somente como utilizar o Skype for Business para a realização de reuniões.

  • OneDrive: os arquivos armazenados localmente em sua estação de trabalho da ANAC podem ser disponibilizados para acesso em casa, a partir do OneDrive. Para isso, são necessários os seguintes passos:

    1. Solicitar acesso ao recurso OneDrive
    2. Configurar o OneDrive no computador da ANAC
    3. Mover para o OneDrive os arquivos que deseja acessar remotamente
    4. Configurar o OneDrive no computador de casa
    5. Aguardar a sincronização dos arquivos no computador de casa

    Um tutorial com informações detalhadas sobre a instalação e configuração do OneDrive já está disponível.

  • Webex: assim como o Skype for Business, o Webex pode ser utilizado para reuniões. Seu uso, no entanto, deve ser restrito a reuniões que envolvam participantes externos à ANAC. Para poder criar uma reunião Webex, o usuário deve se cadastrar na ferramenta como organizador de reunião ou solicitar a criação de reunião através do Portal de Serviços. Para participar de uma reunião, você receberá um convite via e-mail, contendo o link para a reunião e instruções sobre as configurações necessárias. Acesse o tutorial com informações detalhadas sobre a utilização do Webex.

Serviços disponíveis por Acesso Remoto via VPN

Por questões de segurança e integridade da informação, alguns serviços somente estão disponíveis internamente, a partir da infraestrutura física da Agência. Para que um usuário tenha acesso externo a esses serviços, é necessária a utilização da Rede Privada Virtual (VPN) – recurso que permite realizar uma conexão segura entre o computador pessoal do usuário e a rede da Agência.

Assim, para utilizar tais serviços, é necessário primeiro conectar-se à VPN da ANAC e, a seguir, acessar seu computador corporativo através do recurso Conexão da Área de Trabalho Remota (também conhecido como conexão RDP - Remote Desktop Protocol). Uma vez conectada a VPN e estabelecido o acesso via Desktop Remoto ao computador corporativo, o usuário poderá usar remotamente os serviços.

Estes são os serviços e sistemas que somente podem ser acessados internamente ou através do Desktop Remoto:

Caso algum desses sistemas ou serviços seja essencial para a execução de seus trabalhos diários, o usuário deve seguir todo o tutorial para configurar o recurso de Rede Privada Virtual (VPN).

As demandas para acesso remoto e uso de VPN devem ser solicitadas diretamente à STI pelo Portal de Serviços. Para mais informações, acesse o tutorial sobre como solicitar, configurar e utilizar o recurso de VPN da ANAC.