Plataforma de Telefonia VoIP¶
Introdução¶
A solução de telefonia VoIP da Anac reflete o modelo de trabalho remoto da Agência, com a implementação do Pacto Anac+, segundo o qual a telefonia deve ser uma ferramenta com foco na comunicação externa, enquanto o Microsoft Teams continua sendo o nosso principal canal para a comunicação de voz interna.
Dessa forma, a partir de um levantamento junto às diversas áreas da Agência, foram selecionados apenas os ramais onde se identificou a necessidade de comunicação externa. Esses ramais foram migrados para a plataforma de telefonia VoIP Avaya e os demais, desativados.
Modelos de aparelhos¶
Existem dois modelos de aparelhos Avaya na nova solução VoIP: K155 e J139. O primeiro, com mais recursos, é preferencialmente destinado à Diretores, Superintendentes, Secretárias e Gerentes executivos. Já o segundo, mais simples, é indicado aos demais usuários.
Além disso, há a possibilidade de configurar o ramal utilizando um software do tipo softphone, disponível para computadores e/ou dispositivos portáteis com sistemas operacionais Windows, Android e iOS. Com esse aplicativo, seu ramal passa a funcionar inclusive fora das dependências da Anac.
Utilização dos Aparelhos Telefônicos Avaya¶
Após a instalação do seu aparelho telefônico pela área técnica responsável da Superintendência de Transformação Digital - STD, o seu ramal estará automaticamente registrado, portanto, não haverá necessidade de efetuar o login do usuário de rede e já disponível para uso.
Para mais informações sobre o aparelho que utiliza, clique nos links abaixo:
- Manual do Avaya K155 ou documento com Referência Rápida.
- Manual do Avaya J139 ou documento com Referência Rápida.
Utilização do Softphone Avaya Workplace em Smartphones, Tablets ou Computadores¶
Se o seu ramal foi configurado para ser de uso exclusivo seu (ou seja, não é de uso compartilhado com o restante do seu setor), você poderá configurá-lo com funcionalidades muito semelhantes de um aparelho físico. Para isso, basta seguir estes passos:
Smartphones ou Tablets
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Instale o aplicativo Avaya Workplace conforme o tipo do seu aparelho:
- Android: baixe o Avaya Workplace na Play Store.
- iPhones e iPads: baixe o Avaya Workplace na App Store.
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Após instalado, abra o aplicativo Avaya Workplace. Na primeira execução, conceda todas as permissões que o aplicativo solicitar e aceite os termos da Licença de Uso.
Importante!
Se estiver conectado ao Wi-Fi da Anac, desconecte-se agora, ficando apenas na rede celular da operadora.
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Selecione Configurar minha conta e, na tela a seguir, clique no ícone em formato de engrenagem. Selecione a opção Usar URL da Web.
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Na página seguinte, insira no campo URL o endereço https://voip-aads.anac.gov.br/acs/resources/configurations e toque em Avançar.
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A seguir, no campo Nome de Usuário insira seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e sua senha de rede e clique em Avançar.
Pronto! o aplicativo está configurado. Se estiver nas dependências da Anac, pode reconectar o Wi-Fi agora.
Computadores e notebooks na rede da Anac
Para computadores ou notebooks com sistema Windows:
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Abra a Central de Software (no campo pesquisar do Windows, digite Central de Software, pesquise pelo software Avaya Workplace) e instale-o.
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Abra o Avaya Workplace e, na primeira execução, clique em Configure my account.
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Digite seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e clique em Next.
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Digite novamente seu endereço de e-mail no formato nome.sobrenome@anac.gov.br e sua senha de rede e clique em Avançar.
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Aguarde concluir a instalação.
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(Opcional) No alto da janela do Workplace, clique em Top of Mind e no bloco Next meetings clique em Hide. Isso deixará a interface do aplicativo mais limpa.
Pronto! o aplicativo está configurado.
Perguntas frequentes¶
Quais Unidades da Anac são atendidas pela telefonia VoIP?
Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, Recife, Curitiba, Porto Alegre e todos os demais NURACs também são atendidos com telefonia VoIP.
Como fazer ligação para os ramais internos da sua localidade?
Para ligar para um ramal da sua própria unidade/cidade, basta usar os mesmos quatro dígitos (exemplo: 4957 ou 5914).
Como fazer ligação para os ramais internos de outras localidades?
Para discar para outras unidades/cidades, basta inserir antes o DDD da cidade de destino (exemplo: 21-5914 para discar para um ramal no Rio de Janeiro; ou 61-4957 para um ramal em Brasília).
Quando utilizar o PIN NUMBER?
Para realizar chamadas internacionais, o PIN NUMBER será necessário e deverá ser inserido após um sinal sonoro antes de completar a ligação, indicando que é hora de inserir seu código.
Para chamadas externas de longa distância nacional não é necessário utilizar o PIN NUMBER.
O procedimento atual conforme orientação divulgada pela Superintendência de Administração Financeira - SAF encontra-se em https://intranet.anac.gov.br/servicos/saf/logistica-e-infraestrutura/telefonia-fixa ou https://extranet.anac.gov.br/servicos/saf/logistica-e-infraestrutura/telefonia-fixa.
Como solicitar a configuração de funcionalidades da solução VoIP Avaya?
Cada usuário ou setor deverá abrir chamado no Portal de Serviços solicitando a configuração da funcionalidade detalhando as informações necessárias, tais como os ramais e tipo de captura que comporão um grupo de captura, botões de discagem rápida, função chefe secretária(o), entre outras mais informadas no documento do aparelho utilizado.
Como funcionam os ramais utilizados de forma remota?
Há a opção de configurar o ramal do usuário em um aplicativo do tipo softphone. Além do aparelho físico, o usuário pode ter seu ramal funcionando em mais três dispositivos (um computador com Windows, um dispositivo eletrônico com sistema operacional iOS ou Android, por exemplo). O softphone tem os mesmos recursos dos aparelhos físicos. Feita a configuração inicial, é possível utilizar o softphone tanto na rede interna da Anac quanto externamente pela internet.